Fortaleza aplica prova do Revalida 2020 neste domingo (6) para médicos que se formaram no exterior

Questões objetivas e discursivas avaliam nível equivalente às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Escrito por Redação ,
revalida
Legenda: Segundo o Inep, a aplicação da segunda etapa do Revalida 2021 está confirmada para 18 e 19 de dezembro de 2021
Foto: Kid Júnior

Fortaleza é uma das 13 capitais brasileiras que, neste domingo (6), realiza a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Ele é destinado a médicos, estrangeiros ou brasileiros, que se formaram no exterior e querem atuar no País. A divulgação do gabarito será no dia 8 de dezembro. 

O Exame avalia conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício médico profissional, adequados às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados dentro do Brasil. São cobrados 100 itens nas áreas de ginecologia e obstetrícia, medicina clínica, cirurgia geral, pediatria e medicina de família e comunidade. À tarde, devem ser respondidas questões discursivas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 15.498 médicos formados fora do Brasil participam da prova no País. Destes, 10.720 (69%) são brasileiros. Os estrangeiros são de 57 nacionalidades, a maioria cubanos e bolivianos.

Por conta da pandemia da Covid-19, a organização da prova garante ser proibida a entrada e a permanência do participante no local de provas sem o uso de máscara de proteção. Higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento social entre as pessoas são outras medidas de prevenção.

O resultado final da primeira fase deve ser divulgado em 5 de março de 2021. O cronograma e outros detalhes da segunda etapa, de habilidade clínica prática, serão publicados em novo edital ainda sem data de publicação.

 

 

 

Assuntos Relacionados