Começa a funcionar caminhão que irá vacinar pessoas em situação de rua contra a Covid

O equipamento itinerante emite CPF e imuniza pessoas em diversos bairros

Escrito por Redação ,
Equipamento itinerante da Prefeitura de Fortaleza vacina pessoas em situação de rua
Legenda: Caminhão Cidadão vacina pessoas em situação de rua contra a Covid-19
Foto: Wânyffer Monteiro

O Caminhão do Cidadão, que integra a campanha de imunização contra Covid-19 para pessoas em situação de rua em Fortaleza, vacinou 30 pessoas na primeira manhã de funcionamento, nesta segunda-feira (31). O equipamento também realiza a emissão de CPF, necessário para se vacinar. 

O veículo é itinerante e acolheu as pessoas que vivem na Praça do Ferreira nesta manhã. Gleidon Alves da Costa foi um dos que recebeu a primeira dose da vacina.

Ele vive há um pouco mais de um ano na praça e conta que se sentiu muito feliz em ser vacinado. "A gente precisa", ressaltou.

Gledison Alves da Costa
Legenda: Gleidson Alves da Costa, em situação de rua há um ano, recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19
Foto: Wânyffer Monteiro

Gleidson teve que se proteger como pode, sem condições de fazer isolamento social. "Se proteger assim, não ficar muito perto dos outros, dormir num canto sem aglomeração. É difícil, mas tem que ser", disse. 

Durante mais de um ano de pandemia, Gleidson conta que soube de diversas pessoas em situação de rua que contraíram a doença. "Tava com medo, muitos amigos meus pegaram, só que eles não sabiam, nem faziam exame", relata. 

Veja também

Vacinação das pessoas em situação de rua

As pessoas em situação de rua são contempladas na quarta fase de vacinação contra a Covid-19. A imunização desse grupo, o primeiro da etapa, foi iniciada na última segunda-feira (24).

Até domingo (30), 275 pessoas receberam a primeira dose, segundo a Secretária da Saúde, Ana Estela Leite. A meta da Prefeitura é vacinar todas as pessoas na situação até sexta-feira (4). Há pelo menos 775 cadastrados.

Uma das dificuldades é a falta de documentação, já que o Ministério da Saúde exige o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do vacinado. Para isso, o Caminhão faz a emissão do CPF daqueles que não tenham. 

O Prefeitura de Fortaleza, Sarto Nogueira, e a secretária Ana Estela estiveram no primeiro dia de funcionamento do caminhão. A ação é fruto de parceria Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  

Publicação do prefeito Sarto Nogueira nas redes sociais
Legenda: O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, esteve no Caminhão Cidadão
Foto: Reprodução

Fortaleza já aplicou 935.390 de imunizantes contra a Covid-19. Até domingo (30), 611.618 pessoas receberam a primeira dose e 323.780 pessoas, as duas. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.