Cidade 2000 tem feira livre e aglomeração nesta sexta-feira

Feiras livres e o comércio informal ainda estão proibidos pelo decreto de isolamento social

Escrito por Redação ,
Foto: Foto: Helene Santos

Feirantes montaram barracas no Bairro Cidade 2000, em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (19). Aglomeração e uso incorreto de máscara foram flagrados pela reportagem. Feiras livres e o comércio informal ainda estão proibidos pelo decreto de isolamento social do Governo para conter a pandemia do novo coronavirus.

Agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estiveram no local e deram ordem para a retirada da estrutura e produtos. Segundo a Agefis, neste mês de junho 23 feiras foram encerradas em fiscalizações.

Na feira da Cidade 2000, a Agência afirmou que foram distribuídos máscaras, panfletos educativos e álcool em gel.

De acordo com o plano de retomada da economia no Ceará, que passou a valer a partir de 1º de junho, parte do comércio e setores como a construção civil foram liberados para o retorno às atividades. No entanto, o decreto de isolamento permanece em vigor para a população em geral no Estado.

Foto: Foto: Helene Santos

Foto: Foto: Helene Santos

Devido aos riscos de aglomeração, as feiras livres não foram incluídas no plano e ainda não têm data para liberação.

O plano de Governo tem quatro fases, seguindo até dia 20 de julho. O processo pode sofrer mudanças conforme a avaliação comportamental e de riscos de contaminação da Covid-19.

Fiscalizações

Somente neste mês de junho, a Agefis realizou 848 ações de monitoramento, dispersões de aglomerações, abordagens a estabelecimentos e ordenamento de filas no entorno de agências bancárias e lojas. 

Deste total, 19 ações ocorreram em shoppings, 23 foram encerramentos de feiras e 264 foram realizadas em estabelecimentos que descumpriam as medidas do decreto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados