A Prefeitura de Fortaleza continua, nesta terça-feira (23), a campanha de imunização contra a Covid-19 apenas com a vacinação da segunda dose. A aplicação da primeira dose foi temporariamente suspensa, com o fim do estoque.
Conforme a Prefeitura, 31.919 pessoas já receberam as duas doses da vacina até segunda-feira (22). Desde 13 de fevereiro, profissionais de saúde estão recebendo a segunda dose da CoronaVac, no Centro de Eventos ou nas instituições onde trabalham.
Idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência (ILPs), que receberam o mesmo imunizante, começaram a ser vacinados com a segunda dose no dia 17, nos próprios abrigos. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que até o próximo domingo esse grupo seja imunizado.
O intervalo recomendado entre às duas doses da vacina Coronavac é de 14 a 28 dias.
Campanha de primeira dose
Utilizando os quatro lotes de imunizantes já recebidos, a campanha da Capital já vacinou 115.442 pessoas com a primeira dose.
- 67.294 profissionais de saúde
- 47.914 idosos (institucionalizados ou acima de 75 anos)
- 224 deficientes acima de 18 anos institucionalizados
- 10 indígenas
Pessoas que receberam a primeira dose da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca só devem ser inoculadas com a segunda dose após noventa dias.
O governador Camilo Santana disse que o Ceará vai receber, nesta quarta-feira (24), um lote de cerca de 72 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O Estado aguarda ainda para esta semana mais um lote da CoronaVac, do Instituto Butantan.
O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, ressaltou que a vacinação da primeira dose será retomada assim que cheguem novos lotes de imunizantes. Idosos cadastrados no Vacine Já serão agendados para receber a vacina, seguindo a mesma logística.