Alguns dias deixam de ser parte do cotidiano por mudar o destino coletivo, como a segunda-feira 18 de janeiro de 2021, quando os cearenses vivenciaram a chegada do avião com o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. De lá para cá, os sorrisos saltam a barreira da máscara e emocionam cada vez que os avós, tios, primos e amigos recebem a chamada dose de esperança.
Entraram para a rotina, então, os gestos emocionantes que passam pela firmeza na aplicação da vacina, mãos que sobem em agradecimento, e a troca de olhares entre quem conhece as dores da doença na família e quem se esforça, diariamente, para dar suporte também aqueles que chegam nas unidades de saúde.
São movimentos expressos na dança, como foi com a adaptação do funk em homenagem ao Butantan. Na vacinação das gestantes que sonham em contar aos seus rebentos sobre a pandemia como um evento superado. Na memória dos pequenos de hoje, o dia em que receberam o ‘certificado de coragem’ pela vacinação infantil contra a Covid-19, também deve permanecer vivo.