Foi inaugurado, na manhã dessa terça-feira (29), o Posto de Saúde Edilmar Norões, localizado no Parque Dois Irmãos, na Comunidade Rosalina, em Fortaleza. Com aproximadamente 727 m², a unidade de saúde deve atender cerca de 13 mil pessoas que antes precisavam se deslocar para o Posto Vincentina Campos, e abrange também usuários que moram no conjunto Rosália e Itaperi e no loteamento Expedicionários.
A estrutura oferece um espaço com escovódromo, fraldário, farmácia, salas de espera, imunização, expurgo, esterilização, observação, procedimentos, curativos, acolhimento, administração, conselho, copa e depósito de material de limpeza. A unidade conta com estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência, prontuário eletrônico e ambientes climatizados.
A unidade de atenção primária à saúde recebe o nome do diretor de programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, falecido aos 80 anos no último dia 20 de outubro. Em nome da família, o filho dele e atual chefe de esportes da TV Verdes Mares, Paulo César Norões, agradeceu pela homenagem prestada durante a cerimônia de inauguração do posto. "A homenagem póstuma é a certeza de que a pessoa não foi esquecida, e a gente fica muito feliz de ele estar sendo lembrado e reconhecido por tudo que ele fez na vida", afirma.
A esposa, Lucila Maria Studart Coelho, assim como os filhos de Edilmar Norões marcaram presença no evento, e demonstraram emoção ao ouvir as palavras de agradecimento e reconhecimento proferidas pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. "Um dos objetivos de fazer uma homenagem como essa é eternizar na memória a historia de alguém que honrou muito o povo cearense. Seu Edilmar tem uma história que se confunde com a imprensa cearense: do rádio, do jornal, da televisão, toda essa história vivida aí em pelo menos 50 anos e de maneira muito rápida", discursou o prefeito.
Em agradecimento a Lucila Maria, o prefeito disse que Edilmar é uma referência. "Um homem extremamente cordial, gentil conveniente, sábio, que sabia ouvir muito mais do que falar. Por todas essas razões é um privilégio para a cidade deixar aqui na Rosalina, um dos pedaços de chão mais esquecidos da cidade de Fortaleza, a história de um grande e simples homem, que construiu sua história pela força do trabalho, da seriedade, da amizade e do caráter".
A secretária Municipal de Saúde, Socorro Martins, afirma que o posto, seguindo a regra das outras unidades de atenção primária, funcionará de 7 às 19h, e oferece serviços como laboratório, farmácia e assistência odontológica. Além disso, duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) já estão no local, prontos para atender a população. "Essa área da Rosalina é extremamente ausente de assistência, e se inicia na área uma nova política pública através deste equipamento de saúde, que deve resolver os problemas de assistência desta comunidade".
Conforme o titular da Secretaria Regional VI, Renato Lima, este é o terceiro novo posto de saúde da Regional VI inaugurado na atual gestão da Prefeitura. A construção dos novos postos de saúde faz parte do pacote de ações de reestruturação da Atenção Primária em Fortaleza, que tem investido tanto em estrutura física, quanto em capacitação para otimizar os serviços prestados pelas unidades. Renato Lima destaca, ainda, que dos 25 novos postos construídos, 10 estão na Regional VI.
Compromisso
O prefeito Roberto Cláudio ressalta que, das 25 novas unidades prometidas pela atual gestão, esta é a sexta entregue. Ele reafirmou compromisso com a população declarando que as unidades restantes já estão em fase final de conclusão e deverão estar disponíveis à população até março de 2016. "Estamos desde o início do ano inaugurando as novas unidades. A gente tem 19 em obras e pelo menos quatro já prontos para serem entregues no próximo ano, todos eles com qualidade".
Contente com a construção do Posto de Saúde, a dona de casa Eliete da Silva Almeida comemora que não precisará acordar mais cedo para buscar atendimento em um posto mais distante. "Aqui é bem mais perto. Agora, eu quero atendimento para mim e para o meu filho", diz. Já a também dona de casa Maria de Fátima Lima, moradora do bairro há pelo menos 20 anos, é hipertensa e diz que vai buscar atenção na unidade hospitalar. "Eu espero que venham sempre coisas melhores para nós, como este posto", declara.