Motoristas bloqueiam Bezerra de Menezes

Desde que o BRS-FOR foi implantado na via, os condutores de vans reclamam da queda de 40% em sua arrecadação

Engarrafamento, bate-boca, buzinas, motoristas estressados e passageiros do transporte público irritados. Esse foi o saldo do protesto realizado pelos operadores de transporte complementar metropolitano, no fim da tarde de ontem, na Avenida Bezerra de Menezes. Eles reivindicavam poder realizar embarque e desembarque em todos os pontos de parada da via e também poder voltar a trafegar no Centro da cidade.

Motoristas do transporte complementar metropolitano resolveram trafegar pela avenida com uma velocidade máxima de 20Km/h. O ato foi chamado de operação tartaruga e resultou em congestionamento FOTO: NATASHA MOTA


O protesto teve início após as 16h, próximo ao cruzamento da Bezerra de Menezes com Rua Padre Ibiapina, no sentido Fortaleza/Caucaia. Cerca de dez topiques bloquearam as quatro faixas da avenida. Dessa forma, em pouco tempo, as paradas de ônibus estavam com um número grande de pessoas esperando, e o trânsito ficou complicado.

Em seguida, os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) chegaram ao local, com o auxílio de policiais militares do Ronda do Quarteirão. Os agentes tentaram multar os topiqueiros, porém muitos deles usaram sacos, panos, papéis e até o seu próprio corpo para cobrir as placas de todos os veículos do protesto.

Multas

Para que não fossem multados, os motoristas resolveram trafegar pela avenida com uma velocidade máxima de 20Km/h. O ato foi chamado de operação tartaruga. Apesar dos desvios feitos pela AMC, o trânsito ficou lento.

O casal de namorados Wanderlei Bezerra e Luciana Silva não sabia como iria para casa devido aos protestos. "Tudo está um caos. Nem sei o que devo fazer", reclamou Bezerra. Luciana disse que ficou assustada com a total paralisação da Bezerra de Menezes e espera não ver isso novamente. "Nunca tinha visto isso. Muitos estão sendo prejudicados", comentou.

A dona de casa Maria Conceição acredita que bloquear toda a via foi uma falta de respeito. "Isso não está correto. Eles deveriam ir para a frente da Prefeitura e reclamar por lá", disse.

Já o bancário Emerson Nogueira apoiou a iniciativa dos topiqueiros, pois acredita que a implantação do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) prejudicou a todos. "Esse novo sistema mudou todas as paradas e quem utiliza carro quase não consegue dobrar à direita ou estacionar. É preciso que a Prefeitura reveja essas mudanças".

Segundo o presidente da cooperativa de transportes alternativos de Caucaia, Etelvino Albano de Araújo, desde que o BRS-FOR foi implantado, os operadores de transporte complementar metropolitano podem pegar passageiros apenas nos pontos de número três e também perderam a linha que trafegava pelo Centro da Capital. Com isso, houve queda de 40% na arrecadação.

Ele explicou que entre uma parada de número três e outra são cerca de 600 metros de distância, um percurso grande para os passageiros. Dessa forma, eles deixam de utilizar as vans. "O BRS-FOR é uma boa alternativa, mas queremos igualdade em relação aos outros transportes coletivos. Muitos passageiros tem reclamado sobre isso".

Reivindicações

O presidente acrescentou que já mostrou as suas reivindicações para a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e chegaram a um acordo em relação às paradas, mas ele quer que seja feito um termo escrito confirmando isso. Em relação à utilização das linhas do Centro, ele frisou que não recebeu reposta.

Em nota, a assessoria de imprensa da Etufor informou que, na última terça-feira, representantes dos topiqueiros estiveram reunidos com a diretoria da Etufor e receberam autorização destinada a parar nos locais de embarque e desembarque em todos os pontos de parada.

Já a assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informou que os operadores do sistema têm de respeitar as normas vigentes do município onde trafegam. Por isso, cabe à cidade aplicar a legislação.

THIAGO ROCHA
REPÓRTER