Idosos esperam mais de três horas para receber vacina de Covid-19 no drive-thru do Iguatemi

O tumulto foi gerado pela divulgação de um comunicado interno com informação errada. Idosos acima de 75 anos sem agendamento foram para o drive-thru em busca de vacina, gerando longas filas e muito tempo de espera

Filas de carros, longa espera e conflitos de informações. Idosos que foram receber a vacinação contra Covid-19 no drive-thru do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, tiveram que enfrentar cerca de três horas de espera. De 10h30 até o início da tarde, o estacionamento do local continuava lotado de veículos e com muitos idosos reclamando.

O tumulto aconteceu, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), devido a um erro de comunicação do Shopping em um comunicado interno vazado que indicava que idosos acima de 75 anos poderia comparecer ao drive-thru e ser imunizado sem agendamento. Muitos idosos com menos de 90 anos e que não estavam agendados compareceram.

Em nota, o Shopping Iguatemi, pede desculpas pelo ocorrido e explica que a peça produzida para "comunicar o fato aos seus colaboradores, como forma de disseminar internamente esta informação de interesse público, saiu com a idade errada. O shopping pede desculpas pelo erro e lamenta os transtornos causados". 

No Centro de Eventos, uma extensa fila de carros também se formou para a vacinação dos idosos contra Covid-19, na tarde desta sexta. Os relatos são de espera de pelo menos duas horas. 

Três horas de espera pela vacina

Macilon Freitas, de 76 anos, foi uma das pessoas que passou boa parte da manhã esperando para ser vacinado. A princípio, ele chegou ao shopping a pé e foi aconselhado a voltar de carro para entrar na fila do drive-thru.  O idoso aguardava, ainda às 14h30, sua vez para imunizar.

“Eu já tinha feito o registro, não recebi e-mail. Aí quando eu cheguei aqui na portaria, disseram que não poderia mais suspender os de 75, só os de 90. A moça disse para eu entrar no carro e que me vacinava. Eu estou aqui no carro e ainda não me vacinaram. Estou sem almoçar, sem nada”, detalha.

Segundo Macilon, as informações foram dadas por membros da equipe de vacinação que estão no Iguatemi. “Eu quero me vacinar, só quero me vacinar e ir embora”, desabafa.

No caso da aposentada Valéria Passos, a ida ao centro comercial nesta sexta foi estressante, mas compensadora. Ela levou o pai José Maria, 81, e a mãe Benedita, 78, para serem vacinados no drive-thru às 11h30. Após quase três horas de espera, ambos receberam as doses do imunizante. 

“Nós não recebemos o e-mail de confirmação, mas fizemos o cadastro assim que abriu as inscrições. Eles estavam ansiosos, então quando eu soube que ia abrir o drive-thru, resolvi trazer eles. Estamos super felizes de termos conseguido”, comemora. 

De acordo com a equipe de imunização que estava no shopping, a orientação pela manhã, era de vacinar os idosos acima de 75 anos que chegavam sem cadastro. No entanto, à tarde, depois do tumulto, a orientação foi suspender a vacinação para os não cadastrados, ficando liberado apenas para os que têm mais de 90 anos.

Drive-thru para agendados

Os idosos acima de 75 anos estão sendo vacinados nos drive-thru instalados no Centro de Eventos e no Shopping Iguatemi. As secretarias da saúde do Estado e do Município reforçam que o atendimento é para aqueles que já haviam realizado o agendamento por meio do site Vacine Já ou do aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

A lista de cadastrados está sendo divulgada dirariamente no site da Sesa e da Prefeitura de Fortaleza. As pastas afirmam que estão entrando em contato com os idosos através dos telefones ou e-mails informados no cadastro. 

Vacinação 

De acordo com o balanço da prefeitura, 56.461 mil já foram vacinadas contra a Covid-19 em Fortaleza. Nesta quinta-feira (4), 4.635 pesssoas receberam a primeira dose do imunizante. 

A campanha de imunização contra a Covid-19 começou no último dia 18 na Capital, após a chegada de 218 mil doses da vacina CoronaVac. O estado já recebeu 334,9 mil doses e deve receber mais 115 mil doses nesta sexta-feira (5). 

Os primeiros grupos prioritários a serem vacinados são os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, conforme o Plano de Vacinação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). 

Os profissionais de saúde são vacinados em suas unidades de trabalho e no Centro de Eventos; neste último mediante agendamento no Vacine Já. "Já estamos concluindo a rede hospitalar de Fortaleza. Já vacinamos todos os das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e de laboratórios, que trabalham no enfrentamento à Covid-19", afirmou a secretária Ana Estela. 

Nota de Esclarecimento do Iguatemi

O Iguatemi Fortaleza informa que o Drive-Thru para vacinação contra a Covid-19 montado no estacionamento do shopping está atendendo os seguintes públicos: 1) pessoas a partir de 75 anos que tenham sido cadastradas e agendadas para o mesmo dia pelo site Vacine Já ou aplicativo Mais Saúde Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza; e 2) idosos a partir de 90 anos também com cadastro no site Vacine Já ou aplicativo Mais Saúde Fortaleza, mas que não precisam de agendamento prévio. 

Infelizmente, a peça produzida pelo shopping para comunicar o fato aos seus colaboradores, como forma de disseminar internamente esta informação de interesse público, saiu com a idade errada. O shopping pede desculpas pelo erro e lamenta os transtornos causados. Reiteramos as orientações oficiais acima, divulgadas pelas autoridades municipais e estaduais de saúde.