ENEM: portões fecham pontualmente às 13h em locais de provas

Muitos candidatos chegaram cedo neste domingo (3) para evitar transtornos

Os portões fecharam pontualmente às 13h nos locais de prova do Enem em todo o Ceará. Os estudantes começaram a fazer as provas às 13h30 e têm até 19h para concluir os exames. Muitos candidatos chegaram cedo neste domingo (3) para evitar transtornos. Alguns voluntários ofereceram abraços e orações antes das provas. 

A mãe de dois candidatos gêmeos, Socorro Auxiliadora, deixou os filhos em uma escola pública da cidade de Sobral e disse que vai para casa ficar rezando enquanto eles fazem as provas. "Estou torcendo positivamente agora e tenho na certeza que vai dar tudo certo", disse.



Vídeos mostam abertura dos portões

Alguns estudantes resolveram ir até a prova acompanhado de familiares. A maternidade foi um desafio a mais para duas jovens que foram fazer prova neste domingo. A estudante Maria Alves,19 anos, grávida de 9 meses foi prestar o concurso na Universidade de Fortaleza acompanhada do marido. "No início eu comecei a estudar bastante, mas quando descobri que estava grávida veio muita coisa e ai acabei deixando um pouco. Vai ser bem cansativo, mas espero tirar uma boa nota", disse Maria. 

A lactante Gisele Carneiro, de 20 anos, teve de levar a filha conseguiu atendimento especial previsto no edital do exame para amamentar a recém-nascida no local de prova.  

Em alguns locais, estudantes saíam correndo, gritando, e outras pessoas já entraram calmamente nos pontos de provas. 

Primeiro dia de provas

No primeiro dia de prova, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação Dissertativa Argumentativa. 

No Ceará, a maioria dos candidatos são mulheres, com 164.199 (55,7%) registros, têm de 21 a 30 anos (22,3%) e já concluiu o ensino médio (45,6%). O exame, principal forma de ingresso no ensino superior em universidades públicas e privadas, apresentou uma redução de 10,48% no número de inscrições neste ano, frente aos 329.406 registros no estado, em 2018.

Poucos atrasos

Neste edição do Enem, poucos atrasos foram registrados em Fortaleza. A abertura dos portões iniciaram às 12h e fecharam pontualmente às 13h.

Por meio do Twitter, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o horário de abertura dos portões errado. Às 11h05, a pasta compartilhou um post dizendo que os portões já estavam abertos. Ao G1,o órgão afirmou que o post havia sido agendado para ir ao ar ao meio-dia, mas, por causa do 'bug' em dispositivos eletrônicos como computadores e celulares, que adiantaram sozinhos o relógio na madrugada deste domingo, a publicação agendada também foi adiantada automaticamente.