Após cinco anos, todos os oito ônibus articulados adquiridos com a promessa de aumentar a capacidade e oferecer mais conforto ao transporte público deixaram de circular em Fortaleza, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus).
[Atualização às 17h21 do dia 5/11/2021] O Diário do Nordeste informou, inicialmente, que a frota foi comprada por R$ 6 bilhões. O valor correto é R$ 6 milhões. A informação foi corrigida.
Em 2014, a frota foi comprada pelos empresários do setor por R$ 6 milhões. Desde a aquisição, os passageiros observam a redução gradual deste modelo, mas todos foram desativados completamente no início da pandemia, em 2020, por serem totalmente fechados.
Ônibus articulados
Os veículos, de modelo Mercedes Benz O-500 MA 2836, têm ar-condicionado e são maiores que os convencionais. Todavia, segundo o Sindiônibus, eles se adaptam a poucas linhas, não produzem a quilometragem desejada e causam maior tempo de espera.
Conforme a entidade, esses veículos foram substituídos por ônibus da classe "pesado", que possuem 13 metros e 20 de comprimento e atendem de forma mais eficaz à estrutura da cidade".
Os ônibus articulados, no entanto, foram pensados para serem usados, preferencialmente, em corredores exclusivos, para dar mais velocidade ao transporte coletivo.
Segundo o Sindiônibus, o tempo de espera é maior porque um ônibus articulado tem o dobro da capacidade do convencional. Assim, não saem rotas em horários diferentes de determinada linha, mas apenas uma com um veículo que comporta mais passageiros.