A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) divulgou, em coletiva nesta terça-feira (21), que há 45% de probabilidade de o Ceará ter chuvas acima da média em 2020. O prognóstico climático refere-se aos meses de fevereiro a abril. Ainda conforme o balanço, há 35% de chances de o Estado ter chuvas dentro do normal e 20% de serem abaixo da média. O período de chuvas acontece entre fevereiro e maio.
O prognóstico destaca que as precipitações devem ser bem distribuídas ao longo do trimestre e não aponta um mês específico com maior nível de precipitação. A Funceme prevê, no entanto, que fevereiro e março têm indicativo de boas chuvas. Já abril deve ter diminuição em relação ao esperado do mês.
Nas áreas com climatologia mais expressiva, como litoral e região serrana, há maior possibilidade de ocorrer os chamados eventos extremos de chuva. De acordo com a Funceme, na Região Sul do Ceará, a previsão é de chuvas dentro do normal, enquanto na Região Norte a categoria mais provável é acima do normal.
Conforme a Fundação, notou-se, nas últimas semanas, "expansão das áreas com águas aquecidas atingindo toda a bacia tropical do oceano Atlântico". Além disso, os ventos alísios de Nordeste, no Atlântico tropical, mostraram-se um pouco mais enfraquecidos, "o que pode prejudicar o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul, mantendo a localizada próxima ao norte da região Nordeste".
O prognóstico indica que há uma tendência de redução das precipitações ao longo da estação chuvosa e que há um gradiente espacial norte-sul, esperando-se na Região Sul do Estado menores anomalias de chuva.
No ano passado, a Funceme indicou 40% de probabilidade de chuvas ficarem acima da média, 35% dentro da média e 25% abaixo da média. Ao todo, o Ceará registrou acumulado de 673 milímetros, volume considerado dentro da média, que é de 600,7 milímetros.