Ceará 2 x 2 Flamengo: veja como foi a partida pela Série A do Brasileirão

O empate mantém o Ceará na 17ª colocação

Legenda: Ceará foi melhor no segundo da partida e conseguiu o gol de empate nos acréscimos do jogo
Foto: Thiago Gadelha

O Ceará empatou com o Flamengo neste sábado (14) em 2 a 2, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Willian Arão (2x) marcou para o Rubro-Negro, enquanto Mendoza e Nino Paraíba fizeram para o Alvinegro.

O empate mantém o time de Dorival Júnior na 17ª colocação, com quatro pontos. O Flamengo, por sua vez, ocupa a 14ª posição, com seis pontos.

Veja também

O Ceará volta a campo na terça-feira (17) contra o General Caballero, pela 5ª rodada da Copa Sul-Americana. Pela Série A, a equipe enfrenta o Santos, no sábado (21). O Rubro-Negro carioca enfrenta Universidad Católica, pela Libertadores, e Goiás, pelo Brasileirão, nos mesmos dias.

O jogo

O Flamengo contou com o brilho de Arrascaeta para sair vitorioso na etapa inicial. Atuando pelo lado direito, o meio-campista incomodou a defesa alvinegra, sempre criando oportunidades pela lateral do campo. Apesar do domínio com a bola no pé, o time de Paulo Sousa encontrava dificuldades para penetrar na marcação.

As jogadas de bola parada foram decisivas. Dois lances praticamente idênticos definiram a vantagem rubro-negra: aos 6 minutos, Arrascaeta cobrou escanteio na área e Willian Arão, adiantando-se, abriu o placar. Aos 37, o camisa 14 cobrou falta e o volante cabeceou para ampliar o marcador.

Entre o período dos gols, um domínio momentâneo do Ceará no confronto. Após perder Vina aos 10 minutos, com lesão na panturrilha, Dorival Júnior promoveu a entrada de Zé Roberto. O atacante foi decisivo para a jogada do gol de Mendoza, após sofrer e cobrar a falta rápida, aos 25 minutos.

O atacante, inclusive, em oportunidade anterior, bateu de fora da área, mas parou no goleiro Hugo.

Antes do apito final, Mendoza teve nova oportunidade explorando as costas da defesa do Flamengo, mas finalizou para fora.

Segundo tempo

A etapa decisiva foi de controle do Flamengo. Sem conseguir manter o ritmo da metade do 1° tempo, o Ceará ficou encaixotado na marcação adversária, sendo neutralizado no meio-campo.

O Ceará evoluiu nos minutos finais. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou com o atacante Iury Castilho. De cabeça, parou em Hugo. No rebote, Matheuzinho salvou o Flamengo em cima da linha.

Aos 41 minutos, uma nova oportunidade para o Vovô. Mendoza recebeu na área, fintou Matheuzinho e finalizou, mas Hugo defendeu.

Nos acréscimos, o gol salvador: Nino Paraíba cobrou falta, encobriu Hugo e acertou o ângulo.

Nino Paraíba comemora gol marcado contra o Flamengo
Legenda: Nino Paraíba empatou para o Ceará aos 45 minutos do 2° tempo
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Ceará x Flamengo | veja o Tempo Real

Acompanhe o lance a lance

0-15m do 1°T: A equipe alvinegra foi dominada nos minutos inicias. Arrascaeta movimentava o setor ofensivo rubro-negro, com investidas pelo lado esquerdo. Aos 7 minutos, em cobrança de escanteio do uruguaio, Willian Arão antecipou a marcação e abriu o placar para o Flamengo.

Legenda: Aos 7 minutos Willian Arão antecipou a marcação e abriu o placar para o Flamengo
Foto: Thiago Gadelha

15-30m do 1°T: Com a desvantagem no placar, o Ceará passou a incomodar mais o Flamengo. Zé Roberto, de fora da área, parou no goleiro Hugo, aos 21 minutos. Cinco minutos depois, o atacante aproveitou a desatenção da defesa adversária e encontrou Mendoza nas costas da marcação. O camisa 10 bateu na saída do arqueiro rubro-negro e igualou o marcador.

30-45m do 1°T: A vantagem alvinegra durou pouco. Aos 39 minutos, uma jogada praticamente idêntica. Após cobrança de falta de Arrascaeta, Willian Arão, de cabeça, amplia o marcador para o Flamengo.

INTERVALO

0-15m do 2°T: O Flamengo administrou o resultado nos 15 minutos iniciais, preenchendo o meio-campo e explorando a velocidade do Bruno Henrique. O Ceará, por sua vez, encontrava dificuldades para envolver o adversário. Mendoza, o principal jogador, ficou encaixotado na marcação rubro-negra.

15-30m do 2°T: O ritmo da partida diminuiu ao longo do 2° tempo. O duelo ficou mais truncado no meio-campo, com o árbitro Luiz Flávio de Oliveira precisando intervir frequentemente.

30-45m do 2°T: A etapa final foi do Ceará. Com o apoio do torcedor, o Alvinegro produziu para empatar a partida, mas esbarrou em Hugo. O goleiro do Flamengo teve grande atuação, parando as finalizações de Iury Castilho e Mendoza. Nos acréscimos, o camisa 45 do Flamengo não conseguiu parar a cobrança de falta de Nino Paraíba.

ESCALAÇÕES

Ceará: João Ricardo; Michel Macedo (Nino Paraíba), Marcos Victor, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Lucas Ribeiro (Victor Luis), Geovane (Richardson) e Lima; Erick (Iury Castilho), Mendoza e Vina (Zé Roberto). Técnico: Dorival Júnior.

Flamengo: Hugo; Isla (Marcos Paulo), Pablo, David Luiz (Rodrigo Caio) e Ayrton Lucas (Matheuzinho); Willian Arão, João Gomes e Everton Ribeiro (Andreas Pereira); Arrascaeta, Bruno Henrique (Lázaro) e Gabriel Barbosa. Técnico: Paulo Sousa.

Ficha técnica | Ceará 2 x 2 Flamengo

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 14/05/2022 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Gols: Willian Arão (06'1°T e 37'1°T) e Mendoza (25'1°T) e Nino Paraíba (45'2°T)
Cartões amarelos: Geovane, Lucas Ribeiro, Mendoza, Erick e Richardson (Ceará) e Hugo, Marcos Paulo, Pablo, Ayrton Lucas e Bruno Henrique (Flamengo)

Público e renda

Público pagante: 52.003
Público não pagante: 136
Público total: 52.139
Renda bruta: R$ 2.446.271,00
Renda líquida: R$ 1.645.242,96