Ceará e Fortaleza vão solicitar arbitragem Fifa para jogos das finais do Cearense

Para ter a arbitragem completa de outro estado, o clube mandante deve desembolsar cerca de 100 mil reais, por confronto

Legenda: Clássico-Rei terá arbitragem de fora do Ceará.
Foto: Reprodução/Shutterstock

As finais do Campeonato Cearense de 2024, entre Ceará e Fortaleza, que acontecerão nos próximos dias 30 de março e 6 de abril, devem ter arbitragem dos profissionais do quadro Fifa, de outros estados. Os clubes devem oficializar o pedido a comissão de arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF) até a próxima segunda-feira (25). Em conversa com o Diário do Nordeste, os presidentes do Vovô e do Leão confirmaram que enviarão o pedido.

Veja também

Conforme o regulamento geral de competições da FCF, no parágrafo segundo do artigo 65, além de ter a obrigação de custear a arbitragem (deslocamento, hospedagem e pagamento), o clube que fez a solicitação também paga uma taxa de R$ 5 mil, que será revertida em treinamento, formação e reciclagem da arbitragem local.

Além disso, para ter todos os árbitros de fora — tanto na arbitragem de campo, quanto no VAR — o time mandante deve desembolsar cerca de 100 mil reais, por confronto, sendo esse valor retirado da renda de cada partida.

Após o pedido ser realizado, o processo de solicitação passa pela comissão de arbitragem da CBF, que informa à comissão local os nomes disponíveis — entre os árbitros padrão FIFA e Master — e então a escolha dos árbitros é feita.