Mesmo afastado dos campos desde 2007, Zagallo continuou fazendo história no futebol mundial. Em setembro do ano passado, a revista inglesa "FourFourTwo" divulgou uma lista dos 100 melhores técnicos de futebol da história. E para não surpresa de muitos, o atleta tetracampeão mundial foi o brasileiro com melhor colocação na lista.
"Duas vezes campeão do mundo como jogador, Zagallo treinou o melhor time de todos os tempos, quando o Brasil ganhou a Copa de 1970. Mas fazer isso não foi fácil. (...) Zagallo conseguiu encaixar no time jogadores como Jairzinho, Rivelino, Tostão e Gerson", escreveu a revista.
Zagallo ficou na 27ª colocação, na frente de outros três nomes conhecidos no Brasil: Carlos Alberto Parreira, Telê Santana, e Luiz Felipe Scolari.
Veja a posição dos brasileiros:
- Zagallo - 27º
- Luiz Felipe Scolari - 39º
- Telê Santana - 44º
- Carlos Alberto Parreira - 55º
Trajetória
A lenda do futebol brasileiro morreu nessa sexta-feira (5), vítima de falência múltipla dos órgãos. Zagallo nasceu em Maceió, em Alagoas, em 9 de agosto de 1931. Com menos de dois anos se mudou para o Rio de Janeiro, que ele descobriu a paixão pelo futebol. Aos 17 anos, o nordestino Zagallo passou a jogar pelo América Futebol Clube. Deixa quatro filhos. Velho Lobo era viúvo há 11 anos, quando a única esposa Alcina de Castro faleceu em 2012, após 57 anos de matrimônio.