Possível esporte olímpico, breakdance cresce na capital cearense

Fortaleza desponta como polo emergente da modalidade, revela atletas e recebe etapa da maior competição mundial do esporte, realizada hoje, às 13h, no Órbita Bar, na Praia de Iracema, valendo vaga na final do torneio nacional

Estilo musical, dança de rua ou expressão cultural do Hip Hop. São muitas as formas de definir o que é breakdance, mas há uma nova: modalidade esportiva. A prática, que tem origem nos anos 30, é uma das novas pretendentes à esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de Paris, realizados em 2024.

Surpresa no mundo esportivo, a ascensão do break não é novidade em solo brasileiro, que tem como polo São Paulo. A capital cearense também surge como expoente emergente, reunindo campeões de etapas mundiais, grupos de dança, além de praticantes amadores que fazem da modalidade o ganha pão diário nos sinais fortalezenses.

Um dos maiores nomes cearenses atende por Francisco Cleiton Verçosa, ou melhor, B-boy Till. Praticante desde 2009 e membro do Perfect Style Crew, grupo que reúne dançarinos de breakdance, o atleta venceu uma das etapas do maior torneio nacional do esporte no ano passado, realizada em Fortaleza. Acompanhando a evolução da modalidade, ele destaca que o espírito que deve prevalecer na dança é a liberdade, apesar da competição. 

“Mesmo o breakdance sendo uma dança bem evoluída e que traz grandes referências, em termos físicos, o que faz a modalidade ser considerada um esporte, acredito que muitas coisas poderiam mudar positivamente, mas a galera não pode deixar a cultura ser levada só para o lado esportivo e, sim, como meio de se libertar, desopilar e expandir a dança, tanto corporal quanto de conhecimento”, analisou.

Foco local
Despontando como centro da modalidade, Fortaleza recebe hoje o BC One, maior campeonato de breakdance do mundo, para definir o melhor B-boy ou B-girl do Nordeste. A competição começa às 13h, no Órbita Bar, na Praia de Iracema. 
A etapa é classificatória e seleciona os representantes da região para a final nacional, que acontece no mês de julho, em São Paulo. Os interessados em disputar o evento podem se inscrever ao chegar no local até duas horas antes do início da competição.
A comissão avaliadora é formada por Pelezinho, que integrou o grupo BC One All Stars, além do B-boy Aranha e da B-girl Fab.