MPCE instaura ação judicial sobre suspeita de manipulação de resultados no Campeonato Cearense 2022

Jogo entre Caucaia e Crato, no dia 18 de janeiro de 2022, foi o ponto de partida das investigações

Uma investigação criminal conduzida pelo Ministério Público do Estado do Ceará resultou na abertura de um processo penal contra um jogador e um dirigente de um clube de futebol, que não tiveram os seus nomes divulgados, sob a acusação de suposta manipulação de resultados no Campeonato Cearense de 2022.

A denúncia surgiu a partir da operação intitulada "Operação Aposta Certa", que apurou as condutas dos indivíduos envolvidos, alegadamente motivados pela busca de resultados predeterminados em sites de apostas. O ponto de partida das investigações foi o jogo de número 13, ocorrido no dia 18 de janeiro de 2022, entre as equipes do Caucaia e do Crato, cujo placar final foi Caucaia 3 x 1 Crato.

O vazamento de alguns áudios nas redes sociais revelou conversas entre jogadores e dirigentes do Crato Esporte Clube, sugerindo uma possível facilitação da derrota da equipe em benefício do adversário, o Caucaia.

Para conduzir as investigações, o Núcleo de Investigação Criminal (NUINC) contou com a colaboração do Núcleo de Defesa do Torcedor do Ministério Público do Estado do Ceará (NUDETOR).

As diligências tiveram início em março de 2022 e envolveram a solicitação de medidas cautelares, incluindo o levantamento do sigilo fiscal e bancário, a obtenção de registros telefônicos e telemáticos, bem como a suspensão das atividades dos investigados.