Após o rebaixamento de 2022, o Ceará perdeu 13 jogadores para nove times da Série A do Brasileiro nesta temporada. O último a deixar o clube foi o meia Vina, que acertou com o Grêmio e se apresentou ao clube gaúcho.
O meia de 31 anos vestiu a camisa Alvinegra por três anos e viveu grandes momentos no clube, ao lado da torcida, e tornou-se ídolo. Com a equipe gaúcha, assinou contrato de empréstimo até o fim da temporada e o Grêmio tem opção de compra.
Ao todo, 20 jogadores deixaram o clube. Desses, 12 vão defender equipes da elite do futebol brasileiro em 2023. O Alvinegro perdeu peças principalmente nas laterais e no ataque: três em cada.
Os ex-atletas do Ceará foram para 9 dos 20 times do Brasilierão. São eles: Cuiabá (2), Fortaleza (2), Goiás (2), Santos (2), América (1) Coritiba (1), Bahia (1), Fluminense (1) e Grêmio (1).
Além do meia Vina, outro caso emblemático é o de João Ricardo. Apesar da campanha do Alvinegro, o goleiro foi um dos destaques do setor defensivo, com segurança. Assim como o lateral Bruno Pacheco, com sua regularidade em campo. Os dois foram contratados pelo Fortaleza, maior rival do Vovô.
DEIXARAM O CEARÁ E VÃO ATUAR NA SÉRIE A EM 2023:
- Goleiros: João Ricardo (Fortaleza)
- Laterais: Bruno Pacheco (Fortaleza), Nino Paraíba (América-MG) e Victor Luís (Coritiba)
- Zagueiros: Marcos Victor (Bahia) e Messias (Santos)
- Volantes: Fernando Sobral (Cuiabá) e Willian Oliveira (Goiás)
- Meias: Vina (Grêmio) e Lima (Fluminense)
- Atacantes: Iury Castilho (Cuiabá), Stiven Mendoza (Santos) e Matheus Peixoto (Goiás).