Felipe Simas revela diagnóstico de doença rara que pode levar à cegueira
O descreveu os sintomas como perda de visão e dor ao mover os olhos
O ator Felipe Simas compartilhou um vídeo em seu Instagram, na segunda-feira (29), revelando que foi diagnosticado com neurite óptica, uma inflamação rara no nervo óptico. Ele explicou, na publicação, que a doença afeta o sistema nervoso central e pode condicionar a perda de visão.
Veja também
"Hoje, vim compartilhar com vocês um momento que afetou nossas vidas de forma inesperada. Eu, Felipe Simas, fui diagnosticado e enfrentei a neurite óptica, uma condição que pode ser um dos primeiros sinais da doença o espectro da neuromielite óptica (NMOSD) - uma doença autoimune rara que afeta o sistema nervoso central, principalmente o nervo óptico e a medula espinhal", disse o artista.
Felipe descreveu os sintomas como perda de visão e dor ao mover os olhos, chamando-os de "assustadores" e um "alerta" de que algo estava errado.
Os primeiros sintomas foram percebidos pelo ator em janeiro, ao notar manchas no olho direito.
"Percebi que não estava focando muito bem", destacou ele, que também passou por diversos exames para descartar outras causas como um tumor.
Causas da neurite óptica
A neurite óptica ocorre quando uma inflamação danifica temporariamente o nervo óptico. A causa exata é desconhecida, mas ataques do próprio sistema imunológico podem provocar o quadro. É o que ocorre com doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.
Sintomas
Os principais sintomas da neurite óptica são:
- Perda de visão parcial ou total, que geralmente afeta apenas um dos olhos (pode ser temporária e deixar sequelas).
- Dificuldade de distinguir e perceber cores.
- Dor ao movimentar os olhos ou ao redor deles.