Deolane Bezerra sai da cadeia após cinco dias presa por operação contra jogos ilegais

Influenciadora colocou tornozeleira eletrônica e deve ficar em prisão domiciliar

Escrito por Redação ,
Deolane deixando a cadeia
Legenda: Advogada ganhou habeas corpus na Justiça e deixou a cadeia nesta segunda-feira (9)
Foto: Reprodução/TV Globo

A influenciadora digital e a advogada Deolane Bezerra deixou a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, em Recife (PE), na tarde desta segunda-feira (9). O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aceitou os pedidos feitos pela defesa e concedeu habeas corpus. A mãe dela, Solange Bezerra, não foi beneficiada com a decisão.

Ao sair, Deolane falou com fãs e com a imprensa e chegou a classificar sua prisão como "criminosa", antes de entrar no carro e sair. Ela chegou a ser carregada pelos braços de pessoas durante a saída do presídio, por conta da quantidade de pessoas. 

"Abuso de autoridade do estado do Pernambuco", disse. 

A equipe de Deolane publicou uma foto da influencer com uma fita tapando sua boca e um "X" inscrito após sua saída da prisão. A legenda da publicação dizia que era uma "carta aberta", mas não havia nada escrito, o que parece ser algum tipo de protesto. Mais cedo, uma nova carta da advogada havia sido postada nas redes sociais, antes de sair a decisão do habeas corpus, na qual ela reafirmou a inocência e disse que não havia provas contra ela.

Conforme o portal g1, Deolane deverá ficar em prisão domiciliar e usar tornozeleira eletrônica. A decisão também beneficia Maria Eduarda Filizola, esposa de Darwin Henrique da Silva Filho, dono das plataformas de jogos Esportes da Sorte.

A decisão foi tomada pela 4ª Câmara Criminal, após uma indefinição sobre quem deveria julgar o habeas corpus. Segundo o portal de notícias da TV Globo, tanto a influenciadora quanto Maria Eduarda Filizola foram beneficiadas pelo artigo 318A do Código Penal e por um habeas corpus coletivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 2018, que substitui a prisão preventiva por domiciliar de gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência.

Deolane tem uma filha de 8 anos, além de umde 20 e outro de 18. Além do habeas corpus, a família disse que entrou com um pedido de revogação da prisão preventiva, que também está sob análise da Justiça.

Veja também

Prisão de Deolane

Deolane foi presa em Recife na última quarta-feira em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

As investigações da operação, intitulada "Integration", foram iniciadas ainda em abril de 2023. As autoridades contaram com a colaboração da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), e das Polícias Civis dos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba e Goiás. 

Segundo relatou a Polícia Civil de Pernambuco, em coletiva de imprensa, foi decretado o sequestro de bens como carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações, além do bloqueio de mais de R$ 2,1 bilhões, entrega de passaporte, suspensão do porte de arma de fogo e cancelamento do registro de arma de fogo. Entre os itens, cerca de 19 relógios Rolex foram apreendidos com apenas um dos alvos.
 

 

 
 
 

 

Assuntos Relacionados