Rafaella Tuma, ilustradora do BBB 23, é acusada de racismo após comparar homem negro a bandido

Também no Twitter, Tuma se pronunciou e pediu desculpas

A ilustradora e artista Rafaella Tuma, responsável pelas ilustrações do Big Brother Brasil 23, foi acusada de racismo por internautas no último domingo (19), após publicação de um meme em que comparava um homem negro a um criminoso. Nas redes sociais, Tuma pediu desculpas e prometeu que irá ter mais filtros nas próximas vezes.

Na publicação compartilhada, Tuma escreve que está sofrendo por um homem, por vez, outra pessoa responde e pede uma foto deste homem. Ela envia a foto de um homem negro, sem blusa e sem qualquer tipo de legenda. Novamente, ela é respondida "está sofrendo por quê? Ele te roubou?". 

Nas redes sociais, usuários do Twitter relacionaram a publicação com racismo recreativo ao comparar um homem negro a um bandido. "E esse racismo recreativo aqui da Rafaela Tuma?", escreveu. Outro usuário se questionou se a ilustradora não teria um assessor ou um celular com internet. Outro usuário cobrou explicações sobre a publicação ao diretor da TV Globo, Boninho. 

O QUE DIZ A ILUSTRADORA

Após a repercussão da publicação, Tuma utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso. A ilustradora começou o pronunciamento assumindo o erro. De acordo com ela, "o 'cara' da foto é ator e comediante, ele mesmo tirou uma foto dele e se 'zoou'''. 

Veja pedido de desculpas completo

"Isso traz uma problemática gigante, uma mensagem muito negativa por todo esteriótipo e eu fiquei com muita raiva de mim mesmo por não ver um filtro tão óbvio que tava errado", continuou. Tuma ainda concluiu pedindo desculpas e irá se policiar mais para evitar erros como esse. "Minha página vai ter muito mais filtro daqui pra frente, pode ter certeza. Desculpa!", falou.