A Grande Rio é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2022. A vencedora foi conhecida após apuração de notas do Grupo Especial, realizada na Praça da Apoteose na tarde desta terça-feira (26).
O enredo desmistificou o Exu e chamou atenção do país inteiro na avenida. "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu", ajudou a escola de samba a vencer.
A vitória é "contra todo o processo histórico que demonizou Exu", desabafou o carnavalesco Leonardo Bora, após a vitória.
Veja como foi a apuração do Carnaval 2022
No começo da transmissão, foi anunciado que a Estação Primeira de Mangueira terá de pagar multa de R$ 60 mil por atraso na saída dos carros.
Já a Mocidade Independente perdeu um décimo (0,1) devido a um problema nos carros alegóricos.
Quase no fim do quesito fantasias, apenas Beija-Flor, Portela e Grande Rio levaram somente notas máximas. A Viradouro também está com nota máxima no total, mas teve um descarte de 9.9. As quatro escolas estão empatadas em 1º com 30 pontos. Mocidade e Mangueira estão empatadas em 2º lugar, com 29.9.
No segundo quesito, harmonia, a situação já mudou e apenas Beija-Flor e Grande Rio estão empatadas em 1º lugar, com 60 pontos. Portela Mangueira e Viradouro vêm logo atrás com 59.8.
Grande Rio passou a frente e está isolada na liderança com 90 pontos, após o quesito Comissão de Frente. A Beija-Flor teve duas notas 9.9 e terminou o terceiro quesito com 89.9 pontos. Atrás estão a Mangueira com 89.8 e Viradouro e Portela com 89.7.
O quarto quesito foi samba-enredo. A Grande Rio perdeu um décimo, levando duas notas abaixo de 10, mas que foram descartados. Apesar disso, a Beija-Flor encostou e as duas escolas estão empatadas com 119.9 pontos.
Beija-Flor e Grande Rio seguem empatadas, com 149.9, após o quinto quesito, que foi bateria.
Após alegorias e adereços, a Grande Rio está em primeiro lugar, com 179.9 pontos. A Viradouro assumiu o segundo lugar, com 179.6, enquanto a Beija-Flor caiu para terceiro, com a mesma quantidade de pontos.
A Grande Rio segue na liderança, com 209.9 pontos, depois da leitura das notas do quesito enredo. Viradouro e Beija-Flor estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 209.6.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira foram o oitavo quesito. A última parcial seguiu com Grande Rio na frente, com 239.9 pontos. Beija-Flor subiu para segundo, com 239.6, enquanto a Viradouro está com 239.5.
O último quesito, evolução está sendo lido agora. A Grande Rio já foi declarada a campeã, por conta dos descartes de notas.
Quesitos
Será definido se as agremiações cumpriram as regras do regulamento. A Paraíso da Tuiuti, por exemplo, se apresentou no sábado (23) e estourou dois minutos do tempo, começando agora com uma punição de 0,2 ponto.
Ao todo, 45 julgadores irão se dividir em nove quesitos. Dessa forma, cinco estarão em cada categoria. Veja a ordem:
- Fantasias
- Harmonia
- Comissão de frente
- Samba-enredo
- Bateria
- Alegorias e adereços
- Enredo
- Mestre-sala e porta-bandeira
- Evolução
As notas são dadas entre 9,0 e 10, podendo ser fracionada em décimos. Cada escola poderá somar até 270 pontos, com a maior e menor nota sendo desprezadas.
Veja as escolas que disputam no Rio de Janeiro
- Imperatriz Leopoldinense
- Estação Primeira de Mangueira
- Acadêmicos do Salgueiro
- São Clemente
- Unidos do Viradouro
- Beija-Flor de Nilópolis
- Portela
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Unidos da Tijuca
- Grande Rio
- Vila Isabel
Campeãs
As seis escolas mais bem colocadas retornam ao desfile na Sapucaí no próximo sábado (3), no Desfile das Campeãs.
Enquanto isso, a última colocada do ranking será rebaixada para a Série Ouro, também desocupando o barracão na Cidade do Samba.
O empate só pode ocorrer na primeira colocação e só caso as escolas tenham registrado a mesma sequência de subtotais.
Caso as agremiações percam décimos no mesmo quesito, um empate é declarado. Entretanto, se uma perder no primeiro e a outra no último, a segunda vence a disputa.