A vocalista do grupo The Pretty Reckless, Taylor Momsen, foi mordida por um morcego durante um show na Espanha, na última quarta-feira (29). A banda fazia a apresentação de abertura para o AC/DC quando ocorreu o acidente, que foi filmado e compartilhado pela artista nas redes sociais.
"Momento Rock and Roll", escreveu Taylor na legenda. No texto, ela ainda disse que foi atendida por uma equipe média após o show e o tratamento preventivo com vacinas antirrábicas terá duração de duas semanas.
A banda vai continuar em turnê, apesar do acidente. Na publicação, a cantora tranquilizou os fãs e contou que foi apelidada de "Batgirl" pela equipe do hospital.
RISCOS E CUIDADOS
O morcego é um dos animais que podem transmitir raiva por meio da saliva — principalmente em casos de mordida, mas também de arranhão ou lambida — se estiver infectado. Cães, gatos e saguis também podem passar a doença para humanos.
Com alta letalidade, ela é causada por um vírus que, em geral, migra para o sistema nervoso central e causa inflamação no cérebro.
Entre as manifestações da doença em pessoas que a contraem, estão:
- Dificuldade de engolir (alimento, água ou saliva);
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Tremores involuntários;
- Salivação excessiva. Em animais domésticos, como cães e gatos, também ocorre salivação em excesso associada à agressividade ou à mudança comportamental.
A raiva é uma doença quase sempre fatal, e a melhor prevenção é a vacinação pré ou pós exposição. Em casos de agressão por parte de animais, deve-se procurar assistência média o quanto antes. O ferimento deve ser lavado abundantemente com água e sabão o mais rápido possível e deve-se aplicar produto antisséptico.