Anitta, Juliette e outros famosos fazem campanha para jovens tirarem título eleitoral no Brasil

Segundo o TSE, pouco mais de 13% de jovens entre 16 e 17 anos possuem o documento

Diversos artistas e personalidades brasileiras iniciaram, esta semana, uma campanha espontânea para incentivar os jovens a partir de 16 anos a tiraram o título eleitoral. O documento é o que possibilita a participação nas eleições no País e tem data limite até 4 de maio para ser providenciado.

Juliette, Anitta, Luísa Sonza, Bruna Marquezine e Inês Brasil foram alguns dos nomes que utilizaram as redes sociais para repassar a mensagem da importância das eleições no Brasil em 2022.

Nas redes sociais

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 13% da população entre 16 e 17 anos estão aptos a votar. O número preocupa, já que está bem abaixo do esperado pelo órgão, que registrou 23,3% em 2018.

"Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE", comentou Juliette em vídeo no Instagram.

Enquanto isso, Anitta resolveu criar uma condição aos fãs mais jovens que ainda não fizeram o documento. 

"Então agora é isso hein... Me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor", brincou, em publicação no Twitter, como uma forma de incentivo.

Por conta disso, ela recebeu até mesmo resposta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). "É isso, galera: se liga no recado da Anitta ! Pra tirar o título é fácil, tudo on-line, sem sair de casa. Mas, atenção: o prazo final é 4 de maio!", escreveu o órgão.

Gil do Vigor, outro participante do BBB 21, assim como Juliette, se posicionou sobre o tema. "Cadê os vigorosos de 16 e 17 anos? Já tiraram o título de eleitor de vocês?? É rapidinho e o primeiro título dá pra tirar online. Se você tem 15 anos e completa 16 anos até outubro, já pode tirar também", finalizou. 

Como tirar o título de eleitor

Basta acessar o sistema TítuloNet, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora.

  • Foto em forma de selfie, enquadrando o próprio rosto e segurando um documento oficial de identificação.
  • Uma foto da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto.
  • Foto de um comprovante de residência.

Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia "Acompanhar Requerimento" e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

E-título

Processadas as informações, se não houver nenhuma pendência, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e utilizar a versão digital do documento, dispensando o documento em papel.