Almir Sater em Pantanal: conheça o ator e seu marcante papel na telenovela

Artista comove público de várias gerações

Escrito por Raísa Azevedo, raisa.azevedo@svm.com.br

Zoeira
Almir Sater na versão original e no remake de Pantanal
Legenda: Ator interpretou Trindade na primeira versão e agora dá vida a Eugênio no remake de Pantanal
Foto: Divulgação

Almir Sater, um dos nomes mais marcantes da primeira versão de Pantanal, em 1990, na TV Manchete, ganhou um novo personagem icônico no remake da Rede Globo.

Antes como Trindade e agora Eugênio, o artista continua a emocionar o público na obra de Benedito Ruy Barbosa e alcançou grande sucesso. 

Quem é Almir Sater?

Almir Eduardo Melke Sater, mais conhecido como Almir Sater, tem 65 anos e é um violeiro, cantor, compositor, ator e instrumentista brasileiro.

Nascido em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, numa família de raízes turcas e libanesas, o artista toca violão desde os 12 anos.

Na cidade natal, dedicou-se ao estudo de viola de 10 cordas, tendo Tião Carreiro como mestre. Em busca da carreira solo, foi para São Paulo e gravou seu primeiro disco em 1981, Estradeiro.

O artista também fez parte da Geração Prata da Casa no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento da música sul-mato-grossense.

Almir Sater na Novela Pantanal

Primeira versão

Almir estreou como ator na versão original da telenovela Pantanal pela Rede Manchete em 1990. Na trama, ele deu vida a Trindade, um peão misterioso, e teve seu grande sucesso "Um Violeiro Toca" incluído na trilha sonora.

O personagem violeiro trabalhava na fazenda de José Leôncio e uma das lendas que envolvia a trama dizia que Trindade tinha pacto com o diabo.

Além disso, a grande amizade de Trindade com Tibério, personagem de Sérgio Reis, foi um marco para o folhetim. Os dois cantavam e tocaram lado a lado muitas vezes.

Remake

Cena de Eugênio e Trindade, interpretada por pai e filho, Almir Sater e Gabriel Sater, na novela Pantanal
Legenda: Na cena, os dois cantaram juntos em homenagem a um peão da fazenda de Zê Leôncio
Foto: Reprodução/Globo

No remake de Pantanal, Almir Sater interpreta Eugênio, um chalaneiro responsável por levar os moradores e visitantes ao Pantanal pelo rio.

Na nova versão, Almir e o filho, Gabriel, contracenaram juntos. O primeiro encontro de Eugênio e Trindade na trama rendeu fortes emoções aos fãs e marcou um recorde de audiência para Pantanal.

Na cena, os dois cantaram juntos em homenagem a um peão da fazenda de Zê Leôncio, personagem de Marcos Palmeira.

Gabriel assumiu a responsabilidade de interpretar o personagem do pai na primeira versão da obra.

Sérgio Reis e Almir Sater

Almir Sater e Sérgio Reis em Rei do Gado
Foto: Reprodução

Os dois atores estiveram juntos em Pantanal em 1990. Amigos de longa data, Sérgio Reis convenceu Almir a aceitar trabalhar na novela.

Juntos, interpretaram a dupla de violeiros Tibério e Trindade, tendo gravado, inclusive, músicas na trilha sonora da novela. Eles ainda trabalharam juntos em mais dois folhetins, O Rei do Gado (1996), da Globo, e Bicho do Mato (2006 – 2007), na Record TV.

Quer saber mais sobre cultura pop, filmes, séries e famosos num só canal? O Zoeira está no Telegram! Acesse o link: https://t.me/zoeira_dn