Relembre 10 sucessos de Rita de Cássia, ícone do forró que morreu nesta terça (3)

Forrozeira deixou importante legado para a música do País

Autora de grandes clássicos do forró, a cantora e compositora Rita de Cássia faleceu na noite de terça-feira (3), em Fortaleza. A artista, que tinha 54 anos, estava internada em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e enfrentava uma fibrose pulmonar.

Através de composições que combinavam cotidiano regional e romance, Rita embalou as noites e os amores de muitos cearenses, deixando um precioso legado para trás. Entre os maiores sucessos, estão as conhecidas “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de um Vaqueiro”, canções obrigatórias em qualquer playlist de forró. 

Diário do Nordeste separou 10 dos maiores hits da cantora, como forma relembrar a importância do trabalho de Rita de Cássia para a cultura cearense. Confira!

1. ‘MEU VAQUEIRO, MEU PEÃO’

Uma das canções de maior sucesso nas festas e nos karaokês é "Meu Vaqueiro, Meu Peão". A composição, que retrata a paixão por um vaqueiro e vários elementos da "vaquejada", consagrou Rita como um dos maiores nomes da música nordestina.

2. ‘ONDE CANTA O SABIÁ’

Sucesso na voz dos vocalistas do "Mastruz com Leite”, “Onde Canta o Sabiá” floresceu na mente de Rita de Cássia. Em carreira solo, a compositora chegou a regravar a música, adicionando-a a seu repertório.

3. ‘SAGA DE UM VAQUEIRO’

A canção é uma das mais detalhadas retratações da cultura dos vaqueiros e, como o próprio título já deixa claro, narra a história de um desses homens, acompanhando-o da infância à vida adulta.

4. ‘BARREIRAS’

Em “Barreiras”, Rita fala sobre as dificuldades enfrentadas por um casal, que, apesar dos obstáculos, mantém o amor vivo e continua unido.

5. ‘PARABÉNS MEU AMOR’

Escrita por Rita, a canção embala o aniversário dos apaixonados, mostrando a gratidão e os desejos do eu lírico para o aniversariante. A música é indispensável nas celebrações cearenses.

6. ‘BRILHO DA LUA’

Presente no DVD “De Corpo & Alma”, lançado em 2019, o “Brilho da Lua” foi a primeira composição de Rita, e retrata um amor especial, que nunca havia sido visto pela intérprete.

7. ‘O BEM E O MAL’

A canção é uma das maiores demonstrações do talento de Rita: em uma composição envolvente, a cantora conduz o ouvinte por um amor intenso, tanto para “o bem” quanto para “o mal”. 

8. ‘ASAS DA IMAGINAÇÃO’

Afastando-se das composições românticas, a cantora utiliza “Asas da Imaginação” para indagar sobre a existência de um lugar “perfeito”, onde não existiria dor ou medo, e tudo é possível. 

9. ‘PARA VIVER ETERNAMENTE’

Com uma batida animada, “Para Viver Eternamente” é o tipo de música perfeita para afastar as cadeiras e dançar. A letra é apaixonada, e mostra a versatilidade da artista.

10. ‘LIGAÇÃO ERRADA’

Lançada em 2002, a música “Ligação Errada” é o ‘hino’ daqueles que sofrem de saudade e desejam voltar para os braços de seus amores. Intensa, a canção é tocante e emociona.