Veja imagens do processo de demolição do Edifício São Pedro
Prédio está sendo "desconstruído" desde o último dia 5 deste mês. Obra de demolição deve durar 90 dias
Em processo de demolição desde o dia 5 de março, o Edifício São Pedro, em Fortaleza, aos poucos vai dando lugar às pilhas de areia e entulhos. Veja imagens de como está sendo feita a "desconstrução" do prédio que outrora foi conhecido como um dos mais luxuosos hotéis da Capital cearense.
Com previsão de durar 90 dias, a demolição do Edifício São Pedro está sendo realizada de forma "lenta, econômica e segura", conforme relataram profissionais de Engenharia Civil ao Diário do Nordeste.
A técnica utilizada tem como objetivo minimizar os transtornos à população da Praia de Iracema. Caso a gestão municipal tivesse optado pela implosão do prédio, edificações vizinhas poderiam ser comprometidas, apesar de a implosão ser um método de demolição mais rápido.
Desde que foi anunciada, a demolição do Edifício São Pedro dividiu opiniões. A estrutura foi condenada em 2018. No início deste mês, a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) fiscalizou a obra de demolição e considerou a iniciativa um "alívio" em decorrência do "risco muito grande de desmoronamento".
'Descaso'
Também dias após o início do processo de demolição do prédio, o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Ceará (IAB-CE) se manifestou em nota contra a situação, citando "descaso com o patrimônio edificado" e afirmando que a precariedade do imóvel decorre da "omissão e da negligência com a preservação do edifício".
Além disso, o IAB-CE listou alternativas técnicas para os impasses envolvendo o patrimônio, como "restauração integral do edifício, passando pela sua consolidação, estabilização, reutilização, requalificação, conversão funcional - preservando a volumetria original da edificação".