Crea-CE julga demolição do Edifício São Pedro um 'alívio' por 'risco muito grande de fatalidade'

Órgão citou perigo de desmoronamento e a necessidade de profissionais habilitados para realizar a demolição em segurança

Escrito por Redação ,
demolição Edifício São Pedro
Legenda: O Edifício São Pedro começou a ser demolido imediatamente após o anúncio do prefeito José Sarto, em 4 de março
Foto: Kid Junior

A obra de demolição do Edifício São Pedro recebeu, nesta segunda-feira (11), a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). Segundo Fernando Galiza, presidente do órgão que acompanhou os trabalhos realizados durante esta tarde, a decisão de demolir a edificação representou um "alívio" em decorrência do "risco muito grande de desmoronamento" que o imóvel possui, além da possibilidade de "acontecer alguma fatalidade". 

“Para mim foi um alívio não só como presidente do Crea, mas como engenheiro, como morador de Fortaleza, porque realmente tinha um risco muito grande de desmoronamento, um risco muito grande de acontecer alguma fatalidade aqui para a sociedade. Então, a gente recebeu a notícia muito bem. Viemos fazer essa fiscalização inicial para respaldar, para ter a certeza que tem profissionais habilitados e está sendo feito da melhor forma possível”, afirmou.

Edifício São Pedro
Legenda: Imóvel foi desocupado e as pessoas em situação de rua que viviam no local são acompanhadas por equipes da Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS)
Foto: Kid Junior

Para Samuel Dias, secretário da Seinf que também realizou o acompanhamento técnico da obra, o local possui "risco iminente de um desastre" e que a demolição foi a "única decisão ao alcance da Prefeitura".

"É algo muito sério, só quem dorme com a responsabilidade de cuidar das pessoas da cidade é que sabe o risco que isso aqui que representava, o peso que era em cima das costas, não apenas dos proprietários, porque esses deixaram o imóvel de lado, mas da Prefeitura, que essa precisa responder pelo bem-estar das pessoas. Não era possível a gente fazer uma obra de requalificação dessa e deixar esse risco iminente aqui de um desastre, risco de a gente perder vidas das pessoas que frequentam a área", disse o secretário.

Veja também

DEMOLIÇÃO DO EDIFÍCIO SÃO PEDRO

O prefeito José Sarto anunciou a "demolição imediata" do Edifício São Pedro na noite do último dia 4 de março. Segundo o gestor, o imóvel, que data de 1951 e já foi considerado o "Copacabana Palace cearense", "corre grande risco de desmoronamento". A previsão de duração da obra é de 90 dias.

demolição do Edifício São Pedro
Legenda: Imóvel data de 1951 e já foi considerado o 'Copacabana Palace cearense'
Foto: Kid Junior

A demolição foi iniciada em 5 de março e é feita por pavimento. Para tanto, o imóvel foi desocupado e as pessoas em situação de rua que viviam no local são acompanhadas por equipes da Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

"Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali", argumentou o chefe do Executivo municipal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados