Edifício São Pedro: 16 pessoas em situação de rua viviam no prédio que será demolido

Famílias foram retiradas do local na sexta-feira (1º) para início dos procedimentos de demolição

Escrito por Lucas Falconery e Theyse Viana , ceara@svm.com.br
detalhes do edifício são pedro, na praia de iracema
Legenda: Na última década, em meio ao avanço na degradação da estrutura, o prédio foi alvo de debate na esfera pública
Foto: Thiago Gadelha/SVM

O prédio que nasceu como Iracema Plaza Hotel abrigava, até a semana passada, pelo menos 16 pessoas em situação de rua. O atual Edifício São Pedro, que teve demolição iniciada hoje (5), foi desocupado pela Prefeitura de Fortaleza na última sexta-feira (1º).

Dois casais e 12 homens “moravam” na estrutura abandonada, “que estava oferecendo riscos a essas pessoas”, como destacou Francisco Ibiapina, titular da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em entrevista ao Diário do Nordeste.

“Pela situação de abandono que os proprietários deixaram, passou a ser um local de abrigamento precário pra pessoas em situação de rua, bem como era um espaço que as pessoas vinham para usar substâncias psicoativas, a chamada cena de uso”, pontuou.

Veja também

Durante a abordagem, o secretário identificou que “a maioria não tem documentos, o que é um dificultador no processo de locação social”. Entre os primeiros passos, então, está a emissão de documentação das famílias, como frisa Ibiapina.

Das 16 pessoas, 8 optaram por receber o chamado “aluguel social”. As demais, segundo o secretário, “migraram, uma parte pra Avenida José Avelino, outra pra região (próxima ao Ed. São Pedro) mesmo”.

Os ocupantes do prédio já viviam lá por períodos entre 1 e 3 anos, conforme a SDHDS.

Na manhã de hoje (5), uma pessoa em situação de rua abordou o secretário afirmando que “morava” no Edifício São Pedro há cerca de 10 anos, e que não teve tempo de retirar os pertences antes da interdição do local. A SDHDS nega que isso tenha ocorrido.

“A Secretaria está monitorando, acompanhando essas pessoas que foram ‘desocupadas’, fazendo os encaminhamentos”, reforçou o titular da SDHDS.

Demolição deve durar 3 meses

A ação de demolição do prédio deve ser concluída em até 90 dias, conforme o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias. A intervenção será executada de cima para baixo, e os escombros serão levados para um terreno ao lado do local.

A área próxima ao imóvel já foi isolada pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). 

Instalado em 1951, o prédio, então chamado de Iracema Plaza Hotel, chegou a ser considerado o “Copacabana Palace cearense”. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.