CAU-CE considera que demolição do Edifício São Pedro 'põe em risco escasso patrimônio' em Fortaleza

O órgão publicou nota sobre o caso nesta quarta-feira (6)

Escrito por Luana Severo , luana.severo@svm.com.br
Edifício São Pedro sendo demolido
Legenda: O Edifício São Pedro começou a ser demolido imediatamente após o anúncio do prefeito José Sarto
Foto: Thiago Gadelha

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE) publicou uma nota nesta quarta-feira (6) manifestando "surpresa" e "perplexidade" diante do anúncio do prefeito José Sarto (PDT), na segunda (4), de demolir imediatamente o Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza.

"Entende-se que esse evento abre um precedente que põe em risco o escasso patrimônio construído que ainda resta na Capital cearense", afirmou o órgão. No entanto, o Conselho disse entender, também, a urgência de uma intervenção no imóvel "para garantir sua integridade e da população" que, de alguma maneira, o utiliza.

O CAU-CE, portanto, "se posiciona contrário à demolição imediata sem que sejam consideradas outras alternativas e propostas viáveis e adequadas, de forma a se preservar a memória arquitetônica da Cidade, historicamente negligenciada", segundo o comunicado.

Veja também

Órgão questiona falta de manutenção

Um dos pontos questionados pelo Conselho diz respeito à falta de manutenção no edifício e à demora na aprovação do tombamento provisório dele. "O Edifício São Pedro foi tombado provisoriamente em 2006, pela própria Prefeitura, tombamento este que foi referendado de forma definitiva em 2015 pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza, restando apenas a aprovação pelo Executivo municipal, ato que nunca ocorreu".

Veja também

O órgão reforçou que, nesse período, referente a quase uma década, o prédio foi abandonado tanto pelo poder público municipal como pelos proprietários, fazendo com que "a edificação chegasse ao estado de conservação atual". "Se havia interesse em preservá-lo, por que o prédio foi abandonado por quem tinha responsabilidade em mantê-lo como patrimônio histórico e arquitetônico para as presentes e futuras gerações?", questionou o Conselho.

Demolição do Edifício São Pedro

A demolição imediata do Edifício São Pedro foi anunciada por Sarto na noite de segunda-feira (4). Segundo o prefeito, o imóvel, que data de 1951 e já foi considerado o "Copacabana Palace cearense", "corre grande risco de desmoronamento".

Veja também

A demolição foi iniciada nessa terça (5) e é feita por pavimento. Para tanto, o imóvel foi desocupado e as pessoas em situação de rua que viviam no local são acompanhadas por equipes da Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). "Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali", argumentou o chefe do Executivo municipal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados