Novo voo com 26 deportados dos EUA chega a Fortaleza nesta sexta-feira (18)

Número total de repatriados chega a 1.149 até o momento

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 13:34)
A foto mostra um avião branco da Omni Air International com detalhes em vermelho na cauda e motores, incluindo uma estrela e um crescente, está taxiando na pista do Aeroporto de Fortaleza.
Legenda: Voo chegou na manhã desta sexta em Fortaleza
Foto: Renato Bezerra

Um novo voo com deportados dos Estados Unidos chegou ao Ceará nesta sexta-feira (18). Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), 26 pessoas desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza. O último voo, em 4 de julho, trouxe 121 brasileiros, de diferentes partes do país.

Os repatriados foram recebidos por uma estrutura de acolhida humanizada, com atendimento médico e psicológico. Além disso, ganharam alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, e “acolhimento e deslocamento para suas residências por meio terrestre”, segundo o Ministério.

1.149
repatriados chegaram ao Brasil entre fevereiro e julho de 2025

Na acolhida, o MDHC encaminha os deportados para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS), e a rede do sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

Pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e pessoas idosas, casos que requerem acolhimento especializado, contam com atendimentos direcionados dentro do próprio ministério.

A Pasta pontua que o foco das operações é o “retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos”. Os repatriados se encontraram em situação de vulnerabilidade após a nova política migratória adotada pelo governo de Donald Trump. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados