Estátua da Sagrada Família deve ficar na entrada da Catedral de Fortaleza após restauro

Equipe elaborou um mapa de danos após escultura despencar durante remoção.

Escrito por João Lima Neto joao.lima@svm.com.br
28 de Outubro de 2026 - 06:00
capa da noticia
Legenda: Imagem que ficava na fachada da Escola Jesus, Maria e Jos é vista em fotos históricas desde a fundação da instituição de ensino.
Foto: Thiago Gadelha/SVM.

A escultura da Sagrada Família, retirada da fachada da antiga Escola Jesus, Maria e José, no Centro de Fortaleza, deverá ser instalada na entrada da Catedral Metropolitana após a conclusão dos trabalhos de restauração. A peça caiu e se quebrou durante a operação de retirada, em setembro deste ano.

A previsão é que o restauro leve de dois a três meses, mas o cronograma depende da conclusão de procedimentos administrativos da Prefeitura de Fortaleza.

A informação foi repassada ao Diário do Nordeste por Luciano Pouchain Bomfim, advogado da Arquidiocese de Fortaleza. Segundo ele, a Prefeitura já havia encaminhado a contratação da equipe de restauradores.

“No começo desta semana, tive um retorno da assessoria da primeira-dama de Fortaleza de que o contrato estava para ser assinado e que, em breve, teria início o restauro da imagem”, afirmou o responsável pelo setor jurídico da Arquidiocese.

De acordo com Pouchain, a equipe de restauro já havia realizado uma vistoria na escultura e elaborado um levantamento dos danos. “A equipe de restauradores já visitou o local, viu a imagem, fez um mapa de danos e já está com toda a logística para o início dos trabalhos”, explicou.

A escultura, com aproximadamente dois metros de altura, foi retirada da fachada do imóvel no dia 17 de setembro de 2026, durante uma operação conduzida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

A remoção ocorreu devido às condições estruturais do prédio e ao risco de queda da peça. Durante o procedimento, a imagem despencou e se quebrou em três partes.

Local do restauro ainda será definido

Responsável por retirada de escultura da Escola Jesus, Maria e José derrubou imagem.
Legenda: Responsável por retirada de escultura da Escola Jesus, Maria e José derrubou imagem.
Foto: Kid Jr/SVM.

Após o acidente, a escultura foi levada para a Faculdade Católica de Fortaleza, onde permanece sob guarda da Arquidiocese. Ainda não há definição sobre o local em que será executada a restauração. O trabalho poderá ser realizado na própria faculdade ou na Catedral Metropolitana.

Segundo Pouchain, a decisão será tomada após a avaliação das condições técnicas necessárias para o serviço, considerando também o peso da peça e a logística de transporte.

“Como é um trabalho técnico, é melhor fazer na faculdade e depois levar a imagem para a Catedral, ou já levá-la do jeito que está para a Catedral e fazer o trabalho lá. Isso ainda não está definido”, explicou.

De acordo com o advogado, apesar de a escultura ter se partido em três pedaços, as imagens que compõem a representação da Sagrada Família permanecem intactas.

A expectativa da Arquidiocese é que a peça seja vista na entrada da Catedral Metropolitana. “A ideia do arcebispo Dom Gregório é que ela fique em exposição”, afirmou o advogado.

Empresa responsável iria cuidar do restauro

Quando o acidente ocorreu, a Arquidiocese informou que a empresa contratada para retirar a escultura seria responsável pela restauração. A operação de remoção foi conduzida pela Prefeitura de Fortaleza, com acompanhamento dos órgãos municipais envolvidos. A Igreja acompanhava o procedimento por se tratar de uma peça vinculada ao patrimônio da Arquidiocese.

Segundo Pouchain, a Prefeitura prestou apoio após o ocorrido, e a empresa assumiu a responsabilidade pelos danos causados à escultura. “A Prefeitura deu todo o apoio, e a empresa se responsabilizou pela queda da imagem e pelos danos”, declarou.

O advogado não soube detalhar como foram definidos o orçamento e os procedimentos de pagamento do serviço. A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e aguarda um posicionamento sobre o cronograma de restauração.

Quem fundou a Escola Jesus, Maria e José?

Escola Jesus, Maria e José foi criada para oferecer educação a crianças pobres.
Legenda: Escola Jesus, Maria e José foi criada para oferecer educação a crianças pobres.
Foto: Arquivo Nirez/SVM.

A Escola Jesus, Maria e José, localizada no Centro de Fortaleza, teve a pedra fundamental lançada em 14 de setembro de 1902, por iniciativa de dom Joaquim José Vieira, segundo bispo do Ceará.

Inaugurado em 22 de janeiro de 1905, o edifício foi criado para oferecer educação a crianças pobres, especialmente meninos, em uma época marcada pela insuficiência de escolas públicas. 

Ao longo do século XX, o prédio recebeu outras funções, abrigando instituições ligadas à educação, à Igreja e à comunicação, entre elas a Rádio Assunção Cearense. Em 2007, o imóvel foi tombado definitivamente pelo Município de Fortaleza. Anos depois, chegou a ser ocupado por famílias em situação de rua.

Atualmente desativado, o edifício apresenta sinais de deterioração e demanda ações de conservação e restauro para preservar sua importância histórica e arquitetônica.

Este conteúdo é útil para você?

Colunistas