O professor Francisco Souto Paulino faleceu nesta quinta-feira (6), aos 87 anos, deixando um legado ao jornalismo cearense. O profissional atuou como coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi um dos fundadores da Agência da Boa Notícia.
O velório acontecerá, a partir das 14h desta sexta-feira (7), na Funerária Ethernus, localizada no bairro Aldeota, em Fortaleza. Já o sepultamento será realizado no sábado, às 10h, no Parque da Paz. A causa da morte não foi divulgada.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Associação Cearense de Imprensa (ACI) lamentaram o falecimento de uma das maiores referências de jornalismo do Estado.
"A partida de Souto Paulino deixa um vazio imensurável na categoria, que, das salas de aula às cerimônias do Prêmio Gandhi, aprendeu com esse artífice de seu tempo. Quis os redatores do universo que o colega partisse na véspera do Dia do Jornalista. Ele agora estará semeando a paz em nossas memórias. Aos familiares e amigos do jornalista, nosso mais profundo pesar. E ao professor, nossa eterna gratidão!", diz a nota.
Souto nasceu em 10 de agosto de 1935, em Canindé, no Interior do Ceará. Graduado em Comunicação Social pela UFC, com pós-graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Nova de Lisboa em Portugal.
Era casado com a jornalista Leda Maria, com quem teve três filhas.
Trajetória de Souto Paulino
O jornalista foi professor da UFC durante 22 anos. Nesse período, trabalhou como chefe de Gabinete na gestão do reitor da instituição, René Barreira.
Além disso, coordenou o Curso de Comunicação Social da Faculdade Nordeste (Fanor) e deu aulas na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Em 2007, Souto Paulino foi um idealizadores e fundadores da Agência da Boa Notícia, onde atuou como presidente até 2019. Conforme o portal da instituição, ele foi um dos pioneiros a trabalhar com a comunicação da paz e com o estímulo à boa notícia.
Souto também escreveu o livro "Nordeste, Poder e Desenvolvimento Sustentado".