Um grupo de 20 pessoas teve de ser resgatado após ficar ilhado em uma cachoeira em Guaiúba, na Grande Fortaleza, por conta da forte chuva desta quinta-feira (30). O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CMBCE) foi acionado por volta de 12h26 e salvou as pessoas, que faziam trilha.
De acordo com a Corporação, um guia da região informou que disse ao grupo que seria perigoso subir a trilha da cachoeira por conta da previsão do tempo, mas eles decidiram seguir.
A forte chuva elevou rapidamente o nível da água da cachoeira e impediu que as pessoas retornassem. "No entanto, com a diminuição do nível da água, os bombeiros conseguiram realizar o resgate com segurança", informou o CMBCE em nota.
A Corporação alerta que é importante conferir a previsão do tempo antes de realizar atividades ao ar livre, "especialmente em áreas com cachoeiras e rios".
Fortaleza e Caucaia estão com alertas de risco hidrológico e movimento de massa, conforme análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), publicados nessa quarta-feira (29). O aviso ocorre em meio a chuvas intensas nas cidades.
Período de alerta
O resto do feriado de Corpus Christi deve ser de céu nublado e chuva franca entre a tarde e à noite, após a forte precipitação desta manhã. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A intensidade da chuva foi alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu aviso amarelo, de “perigo potencial” pelas chuvas; e um laranja, de “perigo” pela força das precipitações.
Os avisos amarelo e laranja permanecem até 10h desta sexta-feira (31) e afetam boa parte dos municípios cearenses.
Os riscos para estes dois avisos, como lista o Inmet, são os seguintes:
- Aviso amarelo: chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h;
- Aviso laranja: chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos entre 60 e 100 km/h.