Após quase um mês sem alertas de chuvas e ventos fortes para o Ceará, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir aviso meteorológico para 45 cidades do Estado. Nestas localidades, há risco de chuva de até 30 milímetro por hora ou, além de ventos intensos de até 60 km/h.
Nesse alerta, de nível 1, é baixo o "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas". O aviso meteorológico emitido nesta quinta-feira, dia 4, é válido até às 10 horas de amanhã (5), podendo, contudo, ser renovado a depender das condições climáticas.
Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.
- Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
- Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
- Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.
- Acopiara
- Aiuaba
- Arneiroz
- Banabuiú
- Boa Viagem
- Canindé
- Cariús
- Catarina
- Catunda
- Cedro
- Choró
- Crateús
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Hidrolândia
- Icó
- Iguatu
- Independência
- Ipaporanga
- Itatira
- Jaguaretama
- Jaguaribara
- Jaguaribe
- Jucás
- Lavras da Mangabeira
- Madalena
- Milhã
- Mombaça
- Monsenhor Tabosa
- Nova Russas
- Orós
- Pedra Branca
- Pereiro
- Piquet Carneiro
- Quixadá
- Quixelô
- Quixeramobim
- Saboeiro
- Santa Quitéria
- Senador Pompeu
- Solonópole
- Tamboril
- Tauá
- Umari
- Várzea Alegre