Os investimentos na política educacional do Ceará têm resultado em avanço de um indicador importante: a distorção idade-série. O Estado tem o 2º menor índice de alunos com atraso escolar do Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa quinta-feira (22).
A distorção idade-série é a proporção de alunos que chegam a determinado ano com mais de 2 anos de atraso. No Ceará, este índice entre alunos do 6º ano do ensino fundamental é de 7,4%, conforme o Censo, atrás apenas de São Paulo, onde apenas 5,9% dos estudantes estavam fora da faixa ideal em 2023.
A taxa representa uma queda em relação a 2022, quando a distorção idade-série atingia 10,2% dos alunos que chegavam ao 6º ano do ensino fundamental. Naquele ano, este era o 5º melhor resultado do País, atrás dos estados de São Paulo (6,3%), Minas Gerais (8,1%), Paraná (9,3%) e Mato Grosso (9,6%).
O ministro da Educação, Camilo Santana, destaca que aprender a ler e escrever na idade certa é a base para prevenir problemas de desempenho ao longo de toda a educação básica, “como o abandono, a evasão e a reprovação”.
"“E isso é o que queremos: estancar o processo de que a criança ou adolescente vire ‘cliente’ da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Queremos que o Brasil não perca mais essas crianças e jovens”, frisa.
Em 2023, o Governo Federal lançou o Programa Criança Alfabetizada, que visa “assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental”.
O programa, classificado como “compromisso nacional”, foca ainda na recomposição das aprendizagens de crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia. Todos os municípios cearenses aderiram à iniciativa, que consolida cooperação entre União, Estados e Municípios.
Para que serve o Censo Escolar?
O Censo Escolar é a principal ferramenta de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional do País. Coordenado pelo Inep, tem regime de colaboração entre secretarias estaduais e municipais de educação e participação de todas as escolas públicas e privadas do País.
A pesquisa é declaratória e dividida em duas etapas: a primeira pede informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. Já a segunda traz informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, ao fim do ano letivo.