Barra do Ceará celebra 420 anos nesta quinta-feira (25); veja fotorreportagem do tradicional bairro

Inicialmente ocupada por portugueses, a Barra hoje é símbolo de Fortaleza e respira cultura e diversidade

Conhecida como Marco Zero de Fortaleza, a Barra do Ceará completa nesta quinta-feira (25) 420 anos de história. Cartão-postal inegável da Capital cearense, o pôr-do-sol da Barra e o passeio no Rio Ceará já viraram parada obrigatória para visitantes e orgulham moradores. 

A Barra do Ceará começou em 1604, quando o português Capitão Pero Coelho tentou erguer o Fortim de São Tiago na foz do Rio Ceará, local privilegiado e com condições que faziam inveja aos piratas franceses e conquistadores holandeses. Mas, a região acabou se estabelecendo somente no pequeno riacho Pajeú e foi crescendo para a periferia. 

Uma dos principais momentos para o bairro veio quando foi construída a Avenida Leste-Oeste, em 1973. A Ponte José Martins Rodrigues, também chamada de Ponte da Barra ou Ponte Sobre o Rio Ceará, foi também um marco para o bairro. 

Neste ano, o equipamento completa 27 anos. A Ponte interliga as cidades de Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana (RM). A obra foi executada pela Prefeitura de Fortaleza em convênio com a Prefeitura de Caucaia, e custou cerca de R$ 17 milhões, segundo registros da época.

Atualmente, histórias continuam sendo escritas na Barra, lar de diversidade de culturas e povos.

Abaixo, confira fotorreportagem sobre a Barra do Ceará: