Websérie cearense apresenta Iracema aos bebês

Feita por cineastas locais, “Clube da Iraceminha” estreia quarta (10), no You Tube Kids. Confira mais cinco canais online dedicados ao público da primeira infância

Escrito por Felipe Gurgel , felipe.gurgel@svm.com.br
Legenda: Trecho da série de 8 episódios
Foto: Divulgação

Bem diferente da índia que inspirou o romance clássico de José de Alencar, “Iraceminha” é uma menina extrovertida, de 5 anos de idade, “nascida e criada” na tribo Tabajara, no Ceará. O enredo da personagem está na websérie “Clube da Iraceminha”, feita por cineastas cearenses. Voltada ao público infantil de 0 a 3 anos de idade, a sequência de oito episódios estreia na próxima quarta (10), no You Tube Kids

Idealizado pela cineasta Renata Freire, o projeto tem roteiro assinado por Andréa Calado; ilustração e design de Álvaro Oliveira; e edição de Matheus Mendes e Renan de Oliveira. Renata observa como as crianças têm tido acesso fácil a uma grande quantidade de conteúdos na Internet hoje, mas, ainda assim, elas estão exigentes na hora de escolher o que assistir.  

Dessa forma, a cineasta destaca que “uma mega produção com efeitos especiais” não funciona tanto para prender o pequeno público. "Encontramos a qualidade necessária usando elementos visuais e sonoros de maneira divertida e criativa. E são esses os pontos que queremos desenvolver na série, abordando temas de forma lúdica e sensorial para cativar as crianças”, reflete ela.   

Legenda: Trecho da série
Foto: Divulgação

Toda a equipe de criação da série convive com crianças na faixa etária do público-alvo da sequência, ou um pouco mais velhas. Renata Freire tem sobrinhos de 3, 4 anos, e os demais cineastas ainda têm irmãos de 5 a 10 anos de idade. A convivência intensa com a criançada, durante o período mais rígido de isolamento social, foi um dos impulsos pra criar a animação. 

“Todos em volta acabavam assistindo e absorvendo o que eles viam. Enxergamos, então, um bom público para desenvolver histórias animadas. Não somente para entretenimento, mas também para construir o entendimento das crianças sobre a cultura indígena e principalmente a cearense”, sugere Renata. 

Educação 

A cineasta admite que sentia falta de conteúdos educativos e lúdicos baseados na própria história e formação do povo brasileiro. “Animar” Iracema, para a equipe da série, foi uma oportunidade de lançar luz às origens das próprias crianças - nascidas no País.   

“A escolha da Iracema como protagonista parte, de maneira estratégica, para engajar não só as crianças, como também o público adulto que conheceu a personagem através da literatura na escola e depois não ouviram mais falar dela. Acreditamos ser importante dar discernimento sobre nossos aspectos culturais durante a infância”, defende Renata. 

Atenção 

Pais e responsáveis pelos cuidados de bebês de até 3 anos de idade sabem da dificuldade em prender a atenção dos pequenos frente à tela da TV ou dos dispositivos digitais.  

Além das recomendações científicas a respeito das limitações à exposição desse público ao conteúdo (ver a nota abaixo), a produção artística para a infância envolve estímulos bem delicados para captar a sensibilidade dos pequenos. Confira cinco canais no You Tube dedicados a essa arte

Canal ZiS 

O canal do músico Hélio Ziskind, conhecido pelas composições da Turma do Cocoricó, traz a série “Boa noite” - uma playlist ideal para colocar os bebês pra dormir. Com canções de arranjos mais suaves e histórias delicadas, a exemplo da história do plantio do milho ou do céu dos índios, a sequência é uma ótima pedida para entreter as crianças, sem agitá-las. 

Palavra Cantada 

Paulo Tatit e Sandra Peres são autores de hits infantis criados ainda na década de 90, como a “Sopa”. Para as crianças menores, a dupla tem dado atenção a esse público, produzindo animações com personagens-bebês, como “Eu sou um bebezinho”, “Passeio do Bebê”, e “Sambinha da Fralda Molhada”. Todas estão na playlist “Bebezinho e Família”.  

Meu Amigãozão   

Voltado às crianças de até 7 anos, o canal é o oficial da série brasileira exibida na TV por assinatura, pelo Discovery Kids. A turma de Yuri, Lili, Matt e seus ‘amigãozões’ Golias, Nessa e Bongo diverte com histórias, ao mesmo tempo que trazem reflexões educativas para o público. Além dos episódios da televisão, há conteúdo exclusivo para o You Tube. 

Show da Luna 

A curiosidade científica é um estímulo comum às crianças pequenas e Luna encarna o personagem ideal para passar esse recado aos pequenos. Vendo a Terra como um gigante laboratório, ela tem um canal que, hoje, dentre as novidades, traz episódios em Libras e o registro de lives – o “hit” da produção de conteúdo na Internet pós-pandemia.  

Ventos do Saber 

Tocado pela Invento Produções Culturais (CE), o projeto de contação de histórias reúne um elenco de atores cearenses, versados na imaginação para estimular o público infantil. Paula Yemanjá, Edivaldo Batista e Tuti Gonçalves contam narrativas fáceis de assimilar, como o “Principezinho Mal Criado” e “Lêdo, o livrinho que queria ser lido”.  

Recomendação

Embora os pais tenham ficado limitados para manter as crianças em atividades fora de casa, desde o início da pandemia, o uso das telas segue restrito. Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), bebês com até dois anos de idade não deveriam ter acesso aos conteúdos digitais, sobretudo durante as refeições ou antes de dormir. 

Para crianças de 2 a 5 anos de idade, o limite recomendado é de apenas uma hora diária. Acima dos 6 anos, a SBP recomenda que não haja contato com jogos violentos. E até os 10 anos, a organização sugere que nenhuma criança deve ter televisão ou computador no próprio quarto – a fim de evitar a exposição a conteúdos inapropriados. 

Assuntos Relacionados