Tom Veiga deu vida a Louro José depois de chamar atenção de Ana Maria Braga

O personagem foi criado pela apresentadora em 1996 para atrair o público infantil para o seu programa de TV. Tom Veiga foi encontrado morto neste domingo

Escrito por Redação ,
Legenda: O personagem Louro José foi criado em 1996, depois de Tom Veiga ser escolhido por Ana Maria para representá-lo.
Foto: Divulgação

Tom Veiga dava voz ao Louro José, personagem que o tornou famoso, desde 1996. O ator foi encontrado morto na própria casa neste domingo (1º). Criado por Ana Maria Braga ainda quando apresentava o programa Note e Anote na TV Record, o personagem Louro José só ganhou vida depois de encontrar-se com o talento de Tom Veiga. Depois de diversos testes com outras pessoas, a apresentadora fez a escolha depois de perceber, por acaso, como o então assistente de estúdio manipulava o fantoche. 

Como entrava no ar logo depois da programação infantil da emissora, Ana Maria decidiu que era importante chamar também a atenção das crianças para o seu programa. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo”, contou em entrevista ao portal Memória Globo. 

Um dos grandes sucessos da interação da dupla foi com o quadro de pegadinhas, onde ambos disputavam todos os dias um concurso de piadas. O papagaio falante manipulado por Tom Veiga já chegou a apresentar o Mais Você sozinho, um dia depois de Ana Maria sofrer um pequeno acidente ao vivo durante o programa, em 2013.  

“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, descrevia Tom Veiga sobre o personagem.  

Morte de Tom Veiga

O ator Tom Veiga, intérprete de Louro José no programa Mais Você, foi encontrado morto neste domingo (1º) em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Tom Veiga trabalhou ao lado de Ana Maria Braga por mais de 20 anos. Em março de 2017, a apresentadora, com quem ele convivia diariamente, fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele.

"Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas".