Relembre seis programas de televisão que marcaram a carreira de Renato Aragão

O artista teve o contrato com a Rede Globo encerrado após 44 anos de carreira na emissora

Legenda: Em 44 anos de carreira na Rede Globo, Renato Aragão participou de mais de 50 produções, entre filmes e programas humorísticos
Foto: Reprodução / Instagram

Renato Aragão está entre os artistas que tiveram seus contratos encerrados com a Rede Globo nos últimos meses. A notícia foi divulgada no perfil do ator no Instagram, nesta terça-feira (30). Em 44 anos de carreira na emissora, o artista cearense deixou um legado com a produção de programas de entretenimento, filmes e especiais.

Nascido em Sobral, no Ceará, o humorista encorporou diferentes tipos na televisão e no cinema. Personagens como Bonga, O Maluco, Severina, Soldado 49, Aparício, Ananias ficaram marcados em sua história, além do conhecido Didi Mocó Sonrizep Colesterol Novalgino Mufumbbo, o Didi.

Dentre as 50 produções presentes ao longo de sua carreira, relembre alguns dos programas humorísticos que contaram com o talento de Renato Aragão:

Os Trapalhões (1977)

Legenda: Os Trapalhões
Foto: Reprodução

Criado em 1977, "Os Trapalhões" foi o programa humorístico televisivo da Rede Globo no qual Renato Aragão alcançou fama nacional entre os anos 80 e 90, interpretando o personagem Didi Mocó. Ao lado dos três companheiros Dedé, Mussum e Zacarias, o ator também liderou uma grande sequência de filmes do quarteto.

Um dos maiores fenômenos de popularidade e audiência no Brasil em toda a história, o programa de esquetes sem aparentes conexões entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o programa humorístico de maior duração da televisão, com trinta anos de exibição.

Em 2017, a Globo produziu uma nova versão do programa, com seis trapalhões: Didi, Dedé e os sobrinhos Didico, Dedeco, Mussa e Zaca. Reprises de temporadas antigas também foram veiculadas no ano seguinte.

A Turma do Didi (1998-2010)

Legenda: A Turma do Didi
Foto: Reprodução

Exibido aos domingos por mais de 10 anos, "A Turma do Didi" foi um sitcom humorístico brasileiro que contava as peripécias de Didi e seus amigos. A maior parte do programa se passava em uma casa na qual o elenco principal morava e onde aconteciam diversas esquetes e situações inusitadas

A praça, o shopping, agências e restaurantes também faziam parte dos cenários das paródias desenvolvidas por Didi. A partir de 2002, o elenco passou a ser formado pelo comediante Tadeu Mello, na pele do ingênuo Tatá, o cantor Marcelo Augusto, o dançarino Jacaré e o vencedor da 1ª edição do Big Brother Brasil, Kléber Bambam. Em 2006, Daniel Del Sarto, Pedro Nercessian, Tony Tornado e Rodrigo Sant' Anna também participaram.

Poeira em Alto Mar (2008)

Legenda: Poeira em Alto Mar
Foto: Reprodução

Com cinco episódios, a minissérie brasileira "Poeira em Alto Mar" foi exibida pela Rede Globo em fevereiro de 2008 e contou com Renato Aragão, Rodrigo Faro, Milena Toscano, Daniel Erthal, Ildi Silva, Cristina Prochaska e Alexandre Zacchia nos papéis principais.

A produção conta a história de Didi e Peteco que, ao fugirem de Santoval, embarcam em um navio e acabam substituindo a dupla de apresentadores. Entre criminosos e um mapa do tesouro, Didi se mete em mais confusões e aventuras.

Deu a Louca no Tempo (2009)

Legenda: Deu a Louca no Tempo
Foto: Reprodução

Escrita pelo próprio Renato Aragão, "Deu a Louca no Tempo" também é uma minissérie de cinco episódios, com roteiro por  Renato Aragão, Fábio Porchat, Paulo Cursino, Laura Rissin e Paula Amaral. Exibida em 2009, a série foi gravada em Angra dos Reis e Foz do Iguaçu.

Funcionário em um resort, Didi e seu amigo Bruno são transportados para longínquas épocas através de uma máquina do tempo e vivem muitas aventuras juntos. Em dado momento, eles decidem ajudar as hóspedes Lola e Nina, que foram sequestradas por um cientista ambicioso.

Acampamento de férias (2009-2012)

Legenda: Acampamento de Férias
Foto: Reprodução

Após o grande sucesso de "Deu a Louca no Tempo", a Globo exibiu "Acampamento de Férias", seriado escrito por Renato Aragão e com direção de Paulo Aragão, Marcos Figueiredo e Leandro Néri. O elenco também contou com a filha de Renato, Livian Aragão.

A série conta a história de um grupo de crianças que resolvem fazer um programa diferente nas férias e acabam se envolvendo em aventuras arriscadas. As imagens mostram matas, cachoeiras, grutas, cavernas e riachos, gravadas nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Aventuras do Didi (2010-2013)

Legenda: Aventuras do Didi
Foto: Reprodução

Em 2010, o programa "Aventuras do Didi" foi lançado em comemoração aos 50 anos do personagem Didi, de Renato Aragão. Inicialmente com uma proposta futurista, o programa discutia questões sobre o meio ambiente, como aquecimento global, degelo das calotas polares e poluição, sempre de forma bem-humorada. 

Didi, Dedé, Tatá, Marcelo, Daniel e Jacaré são contratados para trabalhar para um grande empresário da telecomunicação, em uma residência repleta de tecnologias avançadas. A trama se desenrola em diversas aventuras e descobertas do grupo.

 


Assuntos Relacionados