Morre a cineasta Suzana Amaral, diretora de 'A Hora da Estrela'

Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo; a causa da morte não foi informada

Escrito por Redação ,
Legenda: Apesar de não informar a causa da morte de Suzana Amaral, a família da cineasta afirma não ter relação com Covid-19
Foto: Reprodução / Youtube

A cineasta Suzana Amaral morreu no final da tarde desta quinta-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. O Hospital comunicou que a família não autorizou informar a causa da morte. Entretanto, os familiares esclarecem  que o falecimento não está relacionado à Covid-19. No ano passado, ela teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou com a saúde fragilizada.

"Minha mãe deixa legado em várias áreas, sobretudo no cinema. Suzana veio e trouxe para o cinema brasileiro uma nova linguagem, uma poética que era so dele – muita influência do cinema alemão. Ela também deixa um legado na sua ética como professora, além de ter sido uma mãe maravilhosa", diz a filha Flávia.

Suzana dizia, em entrevistas, que não gostava de falar qual era sua idade. Registros na imprensa marcam o nascimento da diretora nos anos de 1928 e 1932.

Informações como o local e horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados. 

Carreira

Durante mais de 35 anos de trajetória profissional, Suzana Amaral dirigiu três longas de ficção e marcou presença no cinema brasileiro. Todos os filmes foram adaptações de obras literárias.

Foto: Reprodução / Instagram

Em 1985, a cineasta estreou com a obra "A hora da estrela", baseado no texto homônimo de Clarice Lispector. O longa foi aclamado no festival de Berlim e levou dois prêmios paralelos de direção (o OCIC e o C.I.C.A.E. Award), um Urso de Prata de melhor atriz para Marcelia Cartaxo e uma indicação ao Urso de Ouro para Suzana.

Já em 2001, ela lançou "Uma vida em segredo", filme baseado na obra de Autran Dourado. "Hotel Atlântico" saiu em 2009, com roteiro adaptado de um romance de João Gilberto Noll. Ambos renderam diversos prêmios nacionais, como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e no Festival do Rio, além de reconhecimento nos festivais de Lima e Cartagena.

Ela também dirigiu diversos documentários e programas para a TV Cultura. Ao todo, são mais de 50 obras documentais. 

Nascida em São Paulo, Suzana Amaral se formou em cinema pela Escola de Comunicação Social e Artes da USP e estreou como diretora em 1971, com o curta "Sua majestade piolim". A obra trata sobre a história do famoso palhaço e sua relação com o teatro popular. Também dirigiu "Semana de 22", um panorama da Semana de Arte Moderna.

Assuntos Relacionados