Empresários da rota Mirantes da Ibiapaba participam de missão técnica em Santa Catarina

Escrito por Sebrae/CE ,

Integrantes do comitê gestor da rota Mirantes da Ibiapaba participaram, de 22 a 26 de outubro, de uma missão técnica promovida pelo Sebrae Ceará ao Circuito do Vale Europeu Catarinense, no norte de Santa Catarina. A missão tinha o objetivo de promover a troca de experiências entre os empreendedores cearenses e catarinenses, uma vez que as duas rotas possuem características semelhantes, principalmente em relação ao clima, a quantidade de municípios envolvidos e a presença de uma estrutura de governança formada por empresários e gestores públicos. 

“No Circuito Europeu, a governança do destino se dá pelo funcionamento de um consórcio e prestação de serviços turísticos entre prefeituras e empresas, algo semelhante ao que acontece na Ibiapaba, onde você tem o protagonismo dos empresários, mas com um grande envolvimento de alguns entes do poder público”, afirmou a gestora de turismo do Sebrae na região da Ibiapaba, Lucileide Lourenço.

Segundo ela, a missão foi importante pois trouxe lições para os empresários cearenses que podem servir de inspiração nesta fase de estruturação da rota dos Mirantes. “O principal legado que esta missão pode deixar para os empresários da rota Mirantes da Ibiapaba é que é plenamente possível oferecer serviços com qualidade, simplicidade, originalidade, preservando a história e cultura local e acima de tudo com preço justo e valor agregado ao turista”.

De acordo com Lucileide, durante a missão foram realizadas visitas às propriedades rurais, equipamentos turísticos, restaurantes, pousadas e em todas havia um momento para troca de experiências entre os empresários catarinenses e cearenses com pautas como: promoção, gestão do negócio, prestação de serviços, tarifários, entre outros assuntos. Além das visitas técnicas também foram realizadas reuniões com diferentes associações de empresários do Vale Europeu e com os gestores do Consórcio do Vale do Itajaí, que é administrado pelo poder público e tem o objetivo de fomentar o turismo na região.

O Circuito Vale Europeu é formado por um conjunto de nove municípios de pequenas cidades com forte tradição europeia, trazido pelos imigrantes alemães, italianos e poloneses. Os municípios visitados na missão foram: Timbó, Doutor Perinho, Pomerode (cidade mais alemã do Brasil), Benedito Novo e Blumenau.

Além dos empreendedores integrantes do comitê gestor da rota Mirantes da Ibiapaba, a missão técnica foi acompanhada pela gestora de turismo do Sebrae na região, Lucileide Lourenço, e pela consultora responsável pela estruturação da rota turística, Danubia Pereira, que realizou todo o planejamento da missão focando nas necessidades dos empresários. A empresa que realizou o receptivo no Vale Europeu foi a ATIVA Aventuras, empresa associada à Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e referência em turismo de experiência no Vale Europeu Catarinense, com foco em cicloturismo e caminhadas.

Mirantes da Ibiapaba

A rota Mirantes da Ibiapaba reúne os principais atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo sebrae v10

          

Assuntos Relacionados