Em comemoração aos 112 anos de Guimarães Rosa, pesquisadores debatem livro 'Grande sertão: veredas'

Berta Ponte e Gustavo de Castro conversam sobre "solidão e travessia" presentes na obra; o evento é aberto ao público

Escrito por Redação ,
Legenda: O escritor João Guimarães Rosa completaria 112 anos neste sábado (27)
Foto: Reprodução

Escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico. Considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX, João Guimarães Rosa completaria 112 anos neste sábado (27) caso ainda estivesse vivo. Em alusão à data, a Sacada da CARMENS realiza uma live com os pesquisadores Berta Ponte e Gustavo de Castro sobre "Solidão e travessia" no livro 'Grande sertão: veredas'. Aberto ao público, o evento acontece no próximo sábado, 4 de julho, às 16h, mediante inscrição gratuita pelo email sacadadacarmens@gmail.com

O único romance do escritor mineiro, 'Grande sertão: veredas', publicado originalmente em 1956, ainda se faz atual diante de "tempos tão sombrios e incertezas, em que a existência vem sendo ameaçada, não apenas, por um vírus, mas por um modus operandi de lidar com valores e escolhas que vem nos obrigando a parar e a re-fletir sobre o que queremos ser e em que mundo queremos habitar", como afirma Berta Ponte.

Foto: Divulgação

"Nessas travessias rosianas, estamos imersos em paradoxos, incertezas, dúvidas e questionamentos, acerca da angústia gerada pelo não saber, pelo ter que ir atravessando o viver, vivendo, conversando e dialogando consigo mesmo e com o mundo a nossa volta. O sertão rosiano é caótico e feroz, como os tempos atuais, onde as perguntas e questionamentos são mais relevantes do que respostas e encaixes de 'ocasião'", explica a pesquisadora.

A geografia, o atraso, a violência e a visão de política do país também são pontos de atualidade destacados por Gustavo de Castro. 

Foto: Divulgação

Sobre o tema principal de discussão, o pesquisador cita aindaque, como poucos, Guimarães Rosa "fez bom uso da solidão para a sua produção literária, e foi capaz de ponderar, em Grande sertão: veredas, a passagem do ser humano, sugerindo na "travessia", a importância da "coragem e alegria".

Serviço
Live "Solidão e travessia" no livro 'Grande sertão: veredas', de João Guimarães Rosa
Sábado, 4 de julho, às 16h
Inscrições pelo email sacadadacarmens@gmail.com
Gratuito e aberto ao público

Assuntos Relacionados