Conheça os efeitos da acupuntura nos tratamentos de acne, flacidez, rugas e gordura localizada

Especialistas falam sobre os benefícios da acupuntura aplicada em procedimentos estéticos faciais e corporais

Escrito por Zilda Queiroz , zaqueiroz@svm.com.br
Imagem: Banco de Imagem
Legenda: Acupuntura estética facial é a busca da beleza que vem de dentro, do equilíbrio energético

Para além do equilíbrio físico e emocional, a acupuntura trata acne, rugas, flacidez, celulite, gordura localizada, fortalece os músculos, estimula a perda de peso, entre outros. A utilização da acupuntura como alternativa nos tratamentos estéticos está associada à saúde e ao equilíbrio energético que previne o adoecimento e o envelhecimento da pele do rosto e do corpo.

Na visão de Valéria Lauro, especialista em acupuntura pela Universidad Europea del Atlântico Espanha. UE e pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (Abaco) – Rio de Janeiro, a acupuntura estética vê a pessoa como um todo em suas dimensões energética, física, social, emocional e espiritual. Contudo, para Valéria, estudiosa do método há 14 anos, antes que os problemas se manifestem externamente, eles já estão presentes no desequilíbrio energético, tanto no âmbito físico quanto no emocional.

Por isso, a técnica trabalha o conceito de beleza de dentro para fora, colocando o indivíduo em equilíbrio com sua natureza e com o meio no qual ele vive. “Acredito que até mesmo para entender este conceito é um pouco difícil nos dias atuais. Porque olhamos para pessoa mais com a dimensão material, física, sem nos dar conta de como somos seres complexos”. 

A profissional acrescenta ainda que “a estética na acupuntura é a valorização do sentir-se bela, é a beleza do brilho no olhar, do equilíbrio energético, com aumento da viçosidade da pele, tonificação muscular, relaxamento da mente, aumento da autoestima, bem-estar físico e emocional. O método atua de forma ampla, suave e com resultado natural, que é percebido logo após a primeira sessão”. 

Imagem: Giseldo Castro
Legenda: A posição das agulhas determinam os pontos a serem estimulados energeticamente
Foto: Giseldo Castro

A acupuntura estética se apropria de metodologia oriental para diagnosticar os desequilíbrios energéticos e perceber a relação entre eles e as queixas direcionadas à estética. A análise é realizada por meio de observação, auscuta, com perguntas ao paciente, e ainda ao verificar a língua e a sensação de pulso.

“Para potencializar a ação do tratamento dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) costumo eleger técnicas, a exemplo da auriculoterapia, laser aplicado à acupuntura, eletroacupuntura, cristais de ressonância harmônica aplicados à acupuntura, ventosaterapia, moxaterapia, fitoterapia oriental e dietética chinesa”, explica a profissional.

Controle da acne
Nos protocolos, a acupunturista também associa terapias com florais tanto local – durante procedimentos no consultório –, quanto para uso contínuo domiciliar nas versões tópico em gel ou via oral.

“Costumo receitar os florais Quânticos ou os de Bach, utilizo óleos essenciais e alguns produtos naturais”, indica Valéria Lauro.

Dentre os procedimentos estéticos faciais, a especialista aponta a pele acneica como uma das principais queixas. Segundo Valéria, a acne pode estar relacionada ao Calor no Fei (Fei sistema energético do Pulmão) ou Calor no Xue (Calor no Sangue). Para realizar o tratamento com as técnicas de acupuntura, ela seleciona pontos, os quais têm função energética de dispersar o Calor. Ou seja, ao tratar o desequilíbrio energético, os sintomas tendem a diminuir.

Emocional e energético
Para avançar na busca por bem-estar e melhora na qualidade de vida, a profissional recomenda associar ao controle emocional e energético proposto com o auxílio da acupuntura uma boa orientação nutricional. 
Além disso, ela considera fundamental que a pessoa aprenda a respeitar os ciclos da natureza; realizar exercícios físicos prazerosos diariamente; se permitir boas noites de sono; beber bastante água; ter bons pensamentos e cultivar a dimensão espiritual, seja qual for a religião de cada um.

Imagem: Giseldo Castro
Legenda: A acupuntura estética corporal trata flacidez, gordura localizada, celulite e outras queixas
Foto: Giseldo Castro

A experiência da acupunturista Camila Lima na área da estética também contempla os tratamentos faciais e corporais. A aplicação das agulhas locais, específicas para a queixa do paciente, é conduzida conforme avaliação pela medicina chinesa.

“Os pontos agulhados vão acalmar a mente e equilibrar as emoções, aliviando o estresse que se acumula nos ombros, pescoço e face, despertando a beleza também de dentro para fora. A visão holística desperta processos de rejuvenescimento que harmonizam corpo e alma, definindo os contornos faciais, suavizando rugas e reduzindo a flacidez, além de proporcionar bem-estar e vitalidade em geral”, diz.

Flacidez das pálpebras, papada no pescoço e rosto cansado são queixas que a acupuntura trata muito bem, comenta a especialista. O surgimento de olheiras, muitas vezes está associado a quadros de insônia. Nesse caso, quando a profissional recorre ao tratamento com acupuntura, as aplicações melhoram a qualidade do sono, reduzem as bolsas e ajudam a clarear o tom da pele na região tratada.

"Técnicas manuais, como drenagem linfática e massagens, bem como óleos essenciais e florais podem ser agregados para potencializar o tratamento", conclui Camila Lima. 

Dicas
O tratamento é feito a partir de diversas técnicas, utilizadas de acordo com a necessidade. Uma sessão geralmente não é igual a outra. Por isso, o ideal é que sejam realizadas pelo menos três sessões para que se tenha oportunidade de conhecer e perceber os resultados;

A Auriculoterapia ajuda no tratamento das Síndromes Energéticas encontradas para manter estímulo por mais tempo e potencializar o procedimento;

A Eletroacupuntura pode ser com eletrodos para tornar o tratamento mais agradável e relaxante; 

O Laser aplicado à acupuntura tem várias ações na estética facial: hidratação, clareamento de manchas na pele, lifting facial, estímulo à produção de colágeno, tratamento de acne, atenua rugas, etc. 

Assuntos Relacionados