Parecia que não ia chegar. Após dois anos suspensa por causa da pandemia, a festa da música, da dança, do calor humano e da curtição se aproxima. Neste ano, o Carnaval acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro, mas, como já virou tradição em Fortaleza, o mês de janeiro conta com atrações ao longo dos fins de semana nos blocos de Pré-Carnaval.
A folia começa já no segundo fim de semana de janeiro com bloquinhos privados. Mas a partir do dia 20 deste mês, inicia a programação do pré-carnaval da Prefeitura de Fortaleza. Ao todo, 12 pontos, como o Mercado dos Pinhões e Mocinha, recebem os festejos no fim do primeiro mês do ano até o dia 12 de fevereiro.
A reportagem conversou com foliões, inclusive repórteres do Diário do Nordeste, e selecionou seis coisas do que querem “matar a saudade” dos festejos este ano:
Cortejo de blocos na rua
O tradicional cortejo de blocos nas ruas é uma das saudades que os foliões sentem. Passar por vários cantos da cidade, reencontrar amigos pelo meio da multidão, cantar e dançar são elementos que atraem.
Alguns blocos em Fortaleza possuem repertório autoral e movimentam centenas de pessoas pelas ruas da capital cearense.
Pegar o TopBus+ entre os blocos
Para conseguir acompanhar todos os blocos preferidos, a estratégia dos foliões é pegar o TopBus+, serviço de transporte coletivo sob demanda, em que é possível pegar em grupos maiores que um carro de passeio e por um valor mais acessível. Dentro dele, a festa continua!
Três por R$ 10
Tudo bem, talvez o combo de três cervejas por R$ 10 não seja mais possível encontrar, mas esta é uma verdadeira saudade de quem quer aproveitar a folia. Vai que dá para negociar com os ambulantes?
Lembre-se sempre de beber com moderação, se alimentar bem ao longo da festa e ingerir bastante água. O bom do Carnaval é a brincadeira.
Festas no meio da rua
Viver as festas no meio da rua, que geralmente não acontece em outros períodos, também é apontado como uma saudade. Nessa época, a cidade fica festiva e repleta de folia em diversos pontos.
Essa é também uma forma de ocupar praças, ruas e outros espaços públicos, além de aproveitar a brincadeira com as crianças nas programações específicas para esse público.
Curtir com a galera
Além da curtição, a graça do Carnaval é reunir a galera e aproveitar a folia com os amigos. É o momento em que todo mundo se sente mais livre para brincar, dançar e cantar. É essa união que faz a festa acontecer.
Sair com glitter e fantasias
Claro que na festa mais foliã de todas a fantasia, as maquiagens coloridas e o glitter não podem faltar. É tempo de ousar e deixar a imaginação rolar solta. Seja apenas com adereços de cabeça ou roupas customizadas, é possível chamar a atenção com o look escolhido.
Já o glitter nunca é demais. Pelo rosto, corpo e cabelo, quanto mais brilho melhor. Talvez você encontre resquícios até o próximo ano, o que vale é a 'montação'!