A cultura nordestina perdeu, na madrugada desta segunda-feira (7), o artesão Severino Vitalino, aos 78 anos. Um dos quatro filhos do Mestre Vitalino (1909-63), o artista estava internado em um hospital de Caruaru desde outubro do ano passado, momento onde foi acometido de um infarto.
>> Essência nordestina em barro
Segundo informações do G1 Caruaru, Vitalino foi submetido a cirurgia cardíaca e estava entubado e sedado na Unidade de Terapia Intensica (UTI) Coronariana. No mês de novembro, o artesão apresentou um quadro infeccioso e permaneceu internado no hospital que leva o nome do pai. O local e o horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.
Legado
Vitalino seguiu os passos do pai, com quem trabalhou confeccionando peças de barro durante boa parte da vida. "Não me imagino fazendo outra coisa. Trabalhei ao lado do meu pai até os 23 anos e sinto que tenho o dever de preservar a história e tudo o que ele deixou", afirmou em entrevista ao G1 Caruaru. Em 2017, o artesão foi habilitado no Prêmio Culturas Populares Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura. O projeto dele recebeu nota máxima e foi um dos 258 agraciados na região Nordeste.
Pesar
Por meio de nota oficial, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lamentou o falecimento do Mestre Severino Vitalino: "É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Severino Pereira dos Santos, o Severino Vitalino. Filho do grande Mestre Vitalino, ainda criança se mudou com sua família para o Alto do Moura, em Caruaru, onde viveu até o final de sua vida. O povo brasileiro será sempre grato a Severino que, com o seu grande talento, deu continuidade à obra do seu pai e mentor e influenciou a comunidade de artesãos de Caruaru e de todo o país. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores. "