Estação das Artes celebra dois anos com festa, novo edital de projetos e fortalecimento de ações

Equipamento cultural do Governo do Estado promove programação de aniversário de 28 a 31 de março

Desde o dia 30 de março de 2022, as idas e vindas diárias à antiga Estação Ferroviária Dr. João Felipe deram lugar a uma movimentação diferente a partir da inauguração da Estação das Artes. Para celebrar os dois anos dessa vocação cultural e artística, o equipamento promove entre os dias 28 e 31 de março programação especial de aniversário.

Para além do evento comemorativo, a Estação das Artes — que compõe a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e é gerida pelo Instituto Mirante — prevê para o novo ano de atuação o lançamento de novo Edital de Projetos Artísticos, a fixação de datas no calendário de lazer da Capital e o fortalecimento do relacionamento com o território do bairro Moura Brasil.

Nestes dois anos de Estação, o público total ultrapassa a casa de 200 mil pessoas. Dentre as mais de 400 atividades realizadas no período, estão shows, festas, espetáculos de teatro, circo e dança, exposições, festivais de diferentes linguagens e feiras gastronômicas, entre outras.

A programação do aniversário — que inclui artistas como Eliane, Letrux e Lorena Nunes — vem se somar à lista. Também entre as atrações, o músico Mateus Farias — que se apresentará no domingo, 31, com o parceiro musical Marcelo di Holanda e o pernambucano Martins — já fez shows no equipamento desde o primeiro ano.

Em 2022, Mateus e Marcelo se apresentaram pela primeira vez no espaço no lançamento do disco “Clássicos do Forró”, em setembro. “A gente esperava no máximo 700 pessoas, e a gente fez lotação máxima na casa”, lembra o artista. 

"A gente pegou, desde que a Estação abriu, várias etapas: desde esse primeiro momento, onde a gente pensava que ia dar menos da metade e lotamos a casa, onde a estrutura ainda não atendia muito bem a casa lotada, até o nosso último show, onde tudo já estava bem diferente, onde já tínhamos toda a estrutura necessária para um show”
Mateus Farias
músico

Planos da gestão

Como adianta a diretora da Estação das Artes Uliana Lima, a intenção é fortalecer o marco comemorativo a cada ano no calendário de eventos de Fortaleza.

“2024 será um ano de fixarmos algumas datas importantes no calendário de lazer da população, como é o caso do próprio aniversário, e a Estação Férias, nos meses de férias escolares, que desde 2023 vem se consolidando como um período importante”, compartilha em entrevista ao Verso.

A gestora destaca, ainda, a “boa receptividade” de outros programas que também devem ser fortalecidos neste novo ano de atuação da Estação. Ela ressalta, por exemplo, o Baila Comigo, realizado mensalmente sempre nas primeiras sextas-feiras do mês.

Segundo Uliana, a atividade consiste em “apresentações de forró que tem como foco principal o público idoso do bairro Moura Brasil”, vizinho ao equipamento. “Em 2024, vamos investir no fortalecimento de iniciativas como essa, que valorizam e ampliam o relacionamento da Estação das Artes com o território onde está inserida”, ressalta.

Para tanto, ela evidencia a articulação realizada em conjunto com o Núcleo de Articulação Comunitária (Naca) do Instituto Mirante, “que atua na perspectiva de construção de redes e parcerias por meio da atuação de educadores e assistentes sociais”, explica.

Outro movimento já previsto para a Estação terá os primeiros passos já realizados em abril, quando será lançado o Edital de Projetos Artísticos, chamada pública voltada à classe artística que recebe propostas para a programação do equipamento.

“Em 2024, com a celebração de dois anos de atividades, buscaremos reforçar a vocação cultural da Estação das Artes como um palco múltiplo, democrático, diverso. O Edital de Projetos Artístico dialoga com este propósito, visto que este é um dos instrumentos da Secretaria da Cultura do Ceará que viabiliza o fomento e a difusão das variadas produções artísticas do Estado”
Uliana Lima
diretora da Estação das Artes

A avaliação geral do músico Mateus Farias , “como artista e como público”, é positiva em relação às atividades oferecidas pelo equipamento. “Temos poucos espaços públicos na Cidade com o porte da Estação das Artes. O diferencial, tanto para os artistas quanto para o público, é que eles estão sempre abertos para escutar e melhorar”, aponta.

“A Estação das Artes, desde sua gênese, nos surpreende, apresentando-se para quem a faz cotidianamente — e aqui devemos incluir a equipe de funcionários, a classe artística e o público frequentador - como um caleidoscópio de possibilidades”, dialoga Uliana.

Dois anos da Estação das Artes

Quando: de 28 a 31 de março
Onde: Estação das Artes (rua Dr. João Moreira, 540 - Centro)
Mais informações: @estacaodasartes.ce

Quinta, 28, a partir das 18 horas

  • DJ Nego Célio
  • Silvero Pereira interpreta Belchior
  • Eliane, a Rainha do Forró

500 ingressos disponíveis por ordem de chegada; 1.500 ingressos já foram distribuídos on-line no dia 20

Sexta, 29, a partir das 18 horas

  • DJ Darwin Marinho
  • Letrux
  • DJs Festa Lá Em Cima

500 ingressos disponíveis por ordem de chegada; é necessário doar 1 kg de alimento (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário; 1.500 ingressos já foram distribuídos on-line nos dias 21 e 26

Sábado, 30, a partir das 18 horas

  • Lorena Nunes
  • Bem Gil & Moreno Veloso
  • Mãeana

500 ingressos disponíveis por ordem de chegada; é necessário doar 1 kg de alimento (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário; 1.500 ingressos já foram distribuídos on-line nos dias 22 e 27

Domingo, 31, a partir das 10 horas

  • Marcelo Di Holanda & Mateus Farias convidam Martins

Acesso por ordem de chegada a partir da abertura dos portões; é necessário doar 1 kg de alimento (exceto sal) para a campanha Ingresso Solidário