A escritora Roseana Murray, 73, atacada por três cães da raça pitbull enquanto fazia caminhada perto de sua casa, em Saquarema, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (5), tem quadro de saúde considerado "estável" na manhã deste domingo (7). A poetisa se recupera de cirurgias realizadas após o incidente. Ela perdeu um braço e uma orelha.
Segundo o Globo, familiares de Roseana disseram que ela está sedada e "muito bem cuidada" pela equipe médica que a assiste. "Minha mãe está estável. Sobreviveu ao ataque, mas passou por diversas cirurgias e, no momento, encontra-se sedada e muito bem cuidada por toda a equipe. Falamos com ela e ela nos ouviu. O cérebro está intacto, ela interagiu ligeiramente", compartilhou um dos filhos dela, nesse sábado.
O filho informou ainda que os cachorros que atacaram a escritora moravam em uma casa ao lado da residência dela, mas que nunca antes houve reclamação sobre os animais. "Ela nunca teve problema com eles, mas, aparentemente, outras pessoas já os haviam denunciado", disse.
No hospital, em São Gonçalo, Roseana foi avaliada por equipe médica multidisciplinar, incluindo neurocirurgião, cirurgião bucomaxilo facial, cirurgião-geral e ortopedista, e foi submetida a uma série de cirurgias.
Donos dos cães foram presos
O Globo informou que os donos dos três cachorros que atacaram a poetisa foram identificados e presos pela Polícia. As investigações apontaram que o local onde os cães eram mantidos era insalubre e apertado e, por isso, a família foi presa em flagrante por maus-tratos aos animais.
Além disso, um dos envolvidos também foi autuado por adulteração de identificação de veículo automotor, devido à descoberta de uma motocicleta com identificação raspada.
Os três também devem responder por omissão na cautela de animais, já que os cachorros passaram pelo portão e atacaram a vítima, além de lesão corporal culposa.
Lembre o caso
A escritora Roseana Murray, 73, foi internada em um hospital após ser atacada por três pitbulls em Gravatá, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, na manhã de sexta-feira (5). Segundo o relato de uma amiga concedido ao G1, a mulher foi arrastada e teve parte de um dos braços arrancada com mordidas dos animais.
Roseana foi encaminhada ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Baixada Fluminense, após ter sido levada de helicóptero em estado grave. A escritora teve graves ferimentos na cabeça e nos braços.
Os animais foram levados para um lar temporário até o fim da perícia onde ocorreu o ataque.