Referência cearense nas artes visuais, o artista plástico José Guedes celebra 50 anos de trajetória com a exposição “José Guedes - 50 anos de arte”, que inaugura nesta quinta-feira (30), na Casa D’Alva, às 18h.
A mostra reúne material inédito, e o cearense explica que optou por fazer dessa forma por se encontrar em seu momento mais produtivo. “Tenho sensação de que ainda tenho muitos universos para explorar. Uma retrospectiva passa uma impressão de carreira pronta, fechada! O meu momento é de incorporar toda experiência de vida à produção atual, abrindo novas perspectivas, novos caminhos”, explicou em entrevista.
A exposição reúne, ao todo, 50 obras, que medem 50 x 50cm, além de 10 obras recentes, em tamanhos diferentes, formando um total de 60 produções do artista.
“A pintura permeia toda a exposição. Até nos desenhos e nas esculturas, a presença dela é perceptível. E isso resume muito bem a minha história: a expansão das questões relativas à pintura para outros gêneros de arte. O que é mais especial, acredito, na exposição, são os diálogos entre as obras. Do mais direto ao mais sútil. E, por mais diferentes que os trabalhos sejam entre si, a exposição exala uma certa unidade poética. Ela foi concebida e montada como versos de uma única poesia delicadamente épica”, apresenta Guedes.
Ao final da exposição, um livro de autoria do equatoriano Hernán Pacurucu, que celebra a trajetória de José Guedes, será lançado. “O livro de capa dura tem 250 páginas, e texto do crítico e historiador de arte Hernán Pacurucu. Ele documentou os momentos mais significativos da minha produção, complementando o que já foi mostrado em livros anteriores”.
Homenageado na Unifor Plástica
O artista plástico ainda celebrou o destaque que recebeu em agosto, na 22ª edição da Unifor Plástica, pelos 50 anos de carreira.
“Essa homenagem foi uma das mais tocantes nesse ano de comemorações, pela instituição que a proporcionou. Tenho uma relação forte com a Universidade de Fortaleza, pois durante grande parte desses 50 anos eu estive ligado a vários de seus projetos culturais. Lá também me formei em direito e comemorei 25 anos de arte. Trata-se de uma instalação imersiva, visual e sonora, chamada Ad Infinitum, e teve curadoria da crítica Denise Mattar”.
SERVIÇO
José Guedes - 50 anos de arte
Abertura: 30 de novembro, às 18h
Segue em cartaz até 31 de janeiro
Local: Casa D’Alva (Rua João Brígido, 948 - Joaquim Távora)}
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 10h às 19h; e aos sábados, de 10h às 14h
Telefone: (85) 3252.6948