A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) premiou as produções cinematógraficas que mais se destacaram em 2018. “A Misteriosa Morte de Pérola”, de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima, foi eleito o Melhor Longa-metragem Cearense. Já a categoria de Melhor Longa-metragem Brasileiro ficou com “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, protagonizado pela atriz Marjorie Estiano.
Obra de Sean Baker, “Projeto Flórida” (EUA), foi o agraciado como Melhor Longa-metragem Estrangeiro. Melhor Curta-metragem Cearense ficou com “Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno”, de Leon Reis, e Melhor Curta-metragem Brasileiro foi para “Guaxuma” (PE), de Nara Normande.
Para votação, foram considerados 64 filmes, entre curtas, médias e longas. Todas as produções tinham como pré-requisito terem sido lançadas em circuito comercial no Ceará entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018, além de terem permanecido em cartaz por, pelo menos, uma semana. Os curtas do Ceará concorrentes seguiam a regra de ter tido uma primeira exibição pública no Estado no mesmo período.
O presidente da Aceccine, Diego Benevides, reflete que o cinema atual "tem jogado um olhar crítico e político sobre questões urgentes da sociedade". "Os discursos desses filmes nos convocam a pensar e a dialogar sobre a importância de resistir em tempos de opressão e medo que se instalam no mundo, acreditando que o afeto é uma ferramenta essencial de transformação”, pontua.
Veja os melhores filmes de 2018 segundo a Aceccine
Melhor Longa-metragem Cearense
“A Misteriosa Morte de Pérola”, de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima
Melhor Longa-metragem Brasileiro
“As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Melhor Longa-metragem Estrangeiro
“Projeto Flórida” (EUA), de Sean Baker
Melhor Curta-metragem Cearense
“Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno”, de Leon Reis
Melhor Curta-metragem Brasileiro
“Guaxuma” (PE), de Nara Normande