Orkut voltou? Relembre BuddyPoke, comunidades e convites

O site foi lançado há exatos 18 anos, no dia 24 de janeiro de 2004 e virou febre entre os brasileiros

Rede social fez sucesso entre brasileiros nos anos 2000
Legenda: Rede social fez sucesso entre brasileiros nos anos 2000
Foto: Shutterstock

Com a reativação do Orkut, nesta quarta-feira (27), a memória afetiva de muitos internautas trouxe lembranças das diferentes interações da plataforma dos anos 2000. O sistema de convites, as comunidades, o quadro de depoimentos e os personagens do BuddyPoke são algumas das ferramentas mais comentadas entre os usuários. 

O site foi lançado há exatos 18 anos, no dia 24 de janeiro de 2004 e virou febre entre os brasileiros. Uma das comunidades mais lembradas é a "Odeio acordar cedo". Com o lançamento de novas redes sociais, o site perdeu força e acabou morrendo em 30 de setembro de 2014. 

A comunidade
Legenda: A comunidade "Eu Odeio Acordar Cedo" era uma das mais acessadas da rede social
Foto: Reprodução/orkut

Em junho de 2014, quando o Google anunciou que o Orkut seria fechado, foi estabelecido um prazo de dois anos para que os usuários fizessem o backup das fotos antigas por meio da ferramenta Google Takeout. Em 2016, com o fim do período determinado, já não era mais possível recuperar os dados da rede social.

Imersão por personagens digitais

Os jogos tiveram um lugar especial no coração dos usuários, pois eram extremamente populares e marcaram época muito antes da onda do Facebook chegar ao Brasil.

O BuddyPoke foi um dos aplicativos do site mais marcantes. O usuário criava um avatar de si mesmo. Era possível atualizar o boneco com seu humor pessoal e mandar beijos, abraços e até solos de guitarra para amigos

BuddyPoke levou usuários da rede social para dentro do universo digital com a criação de personagens
Legenda: BuddyPoke levou usuários da rede social para dentro do universo digital com a criação de personagens
Foto: Reprodução/Orkut

Só para convidados

Inicialmente, a rede social aceitava apenas pessoas convidadas por outros usuários. Quem ganhava o “bilhete” podia chamar até dez amigos, e assim por diante.

O primeiro grupo virtual foi criado pelo próprio Orkut Buyukkokten – o inventor do site – em 19 de janeiro de 2004, três dias antes de o Orkut entrar oficialmente no ar, foi a comunidade da  Stanford University.

Legenda: Colheita Feliz: O mais famoso da época de Orkut
Foto: Imagem: Reprodução/ Orkut

Outra ferramenta marcante para muitos usuários eram os "scraps". era necessário enviar um scrap (ou recado) para o mural. Havia sites que disponibilizavam scraps temáticos e até mesmo permitiam a criação da imagem animada.